A Assembleia Legislativa do Ceará vai realizar, nesta segunda-feira, a partir das 14 horas, sessão solene em homenagem aos 70 anos de fundação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Atende a requerimento do deputado De Assis Diniz (PT), subscrito pelo deputado Missias Dias (PT).
A Ematerce tem uma história dedicada ao desenvolvimento da agricultura familiar no Estado, segundo o parlamentar, com uma trajetória marcada por inovações, desafios e conquistas, que transformou a vida de milhares de homens e mulheres do campo. “A história da Ematerce se entrelaça com a própria história da extensão rural no Brasil. Tudo começou em 1954, com a criação da Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural (Ancar), que deu os primeiros passos na difusão de conhecimento e tecnologias para os agricultores cearenses”, explicou.
de Assis enfatizou que, ao longo das décadas, a instituição passou por diversas transformações, consolidando-se como a Ematerce que conhecemos hoje. “Uma empresa pública, moderna e comprometida com a agricultura familiar, presente em todos os 184 municípios do Ceará. A missão da Ematerce é clara: promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar cearense, por meio da assistência técnica e extensão rural. Uma missão que se traduz em ações concretas”, destacou o petista.