A Assembleia Legislativa do Ceará vai realizar, às 17 horas da próxima segunda-feira, no Plenário 13 de Maio, uma sessão solene em homenagem aos 10 anos do projeto Escola no Cinema. A iniciativa atende a requerimento do deputado Guilherme Sampaio (PT) e será presidida pelo presidente da Alece, Romeu Aldigueri.
A sessão solene também reconhece o trabalho realizado pela equipe do Cineteatro São Luiz, espaço que tem sido fundamental para a execução e o sucesso do projeto, e de todos os parceiros que contribuíram para sua continuidade e relevância. Entre as presenças já confirmadas na homenagem, destacam-se Rachel Gadelha, diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), e Luisa Cela, secretário da Cultura do Estado do Ceará.
A celebração é aberta ao público. A Alece convida parceiros, agentes culturais, coordenadores, educadores, estudantes, amigos e admiradores do Cineteatro São Luiz a participarem deste momento especial que celebra a trajetória, o impacto e a força coletiva do projeto Escola no Cinema.
O Projeto
Criado em 2015, quando Guilherme Sampaio esteve à frente da Secretaria da Cultura do Ceará, o Escola no Cinema consolidou-se como uma das mais importantes ações de formação de público no estado. O projeto promove exibições gratuitas de filmes premiados, com temáticas infanto-juvenis, voltadas para estudantes das redes pública e privada, além de instituições, entidades e associações diversas.
De outubro de 2015 a novembro de 2025, o projeto Escola no Cinema atendeu 125.174 estudantes, realizando 525 sessões com uma média de 240 participantes por exibição. Ao longo dessa década, o programa levou às telas quase uma centena de obras audiovisuais brasileiras, especialmente selecionadas e licenciadas, ampliando o acesso de crianças e jovens à produção nacional e fortalecendo a formação de público no Ceará.