Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Assembleia Legislativa vai abrir exposição sobre os 200 anos de Constituição

Exposição do Malce promete uma viagem pelas Constituições brasileiras Foto: Alece.

O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará – Deputado Pontes Neto (Malce) vai abrir, às 9 horas da próxima segunda-feira (16), uma exposição sobre os 200 anos de Constituição. A mostra tem como tema “Da Imposição à Cidadania – 1824 a 2024. Dois Séculos de Lutas e Conquistas”.

Na exposição, serão apresentados os principais avanços políticos e sociais decorrentes das constituições brasileiras, ao longo dos seus 200 anos. O ponto de partida dessa história constitucional é a Carta Magna de 1824, outorgada por D. Pedro I, chegando à atual, promulgada em 1988, que entrou para a história como a Constituição Cidadã.

Elementos expográficos compõem o cenário da mostra que inclui 19 painéis com textos explicativos, imagens de época, além de vídeo editado com depoimento de várias personalidades atuantes à época em áreas em que a Constituição de 1988 trouxe avanços.

Entre as personalidades, a psicóloga Ângela Pinheiro, que destaca o Estatuto da Criança e do Adolescente; o líder indígena Dourado Tapeba; o economista João Alves de Melo, ex-presidente do Banco do Nordeste, que fala sobre o Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), o ex-deputado federal constituinte Lúcio Alcântara e a ex-deputada federal e também constituinte, Moema São Thiago.Ambos relatam bastidores do período da elaboração da Carta Magna de1988 e sua promulgação pelo Congresso Nacional.

O coordenador do Malce, Paulo Roberto de Carvalho Nunes, destaca que a exposição oferecerá ao visitante a oportunidade de fazer um passeio pela história, conhecer lutas e conquistas que não foram frutos apenas de decretos de “homens de lei”.

“Foram sobretudo, resultados da luta coletiva e diária de heróis conhecidos e anônimos que dedicaram suas vidas em prol da nossa democracia”, acentua Paulo Roberto.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias