Assembleia Legislativa vai abrir exposição sobre os 200 anos de Constituição

Exposição do Malce promete uma viagem pelas Constituições brasileiras Foto: Alece.

O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará – Deputado Pontes Neto (Malce) vai abrir, às 9 horas da próxima segunda-feira (16), uma exposição sobre os 200 anos de Constituição. A mostra tem como tema “Da Imposição à Cidadania – 1824 a 2024. Dois Séculos de Lutas e Conquistas”.

Na exposição, serão apresentados os principais avanços políticos e sociais decorrentes das constituições brasileiras, ao longo dos seus 200 anos. O ponto de partida dessa história constitucional é a Carta Magna de 1824, outorgada por D. Pedro I, chegando à atual, promulgada em 1988, que entrou para a história como a Constituição Cidadã.

Elementos expográficos compõem o cenário da mostra que inclui 19 painéis com textos explicativos, imagens de época, além de vídeo editado com depoimento de várias personalidades atuantes à época em áreas em que a Constituição de 1988 trouxe avanços.

Entre as personalidades, a psicóloga Ângela Pinheiro, que destaca o Estatuto da Criança e do Adolescente; o líder indígena Dourado Tapeba; o economista João Alves de Melo, ex-presidente do Banco do Nordeste, que fala sobre o Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), o ex-deputado federal constituinte Lúcio Alcântara e a ex-deputada federal e também constituinte, Moema São Thiago.Ambos relatam bastidores do período da elaboração da Carta Magna de1988 e sua promulgação pelo Congresso Nacional.

O coordenador do Malce, Paulo Roberto de Carvalho Nunes, destaca que a exposição oferecerá ao visitante a oportunidade de fazer um passeio pela história, conhecer lutas e conquistas que não foram frutos apenas de decretos de “homens de lei”.

“Foram sobretudo, resultados da luta coletiva e diária de heróis conhecidos e anônimos que dedicaram suas vidas em prol da nossa democracia”, acentua Paulo Roberto.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias