Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Associação Caatinga lança projeto de capacitação de jovens para preservação do bioma

Hora de garantir a preservação do bioma. Foto: Divulgação

A Associação Caatinga, que atua na proteção da caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, deu início ao projeto “Ecoprotagonistas: Jovens em Ação Pela Caatinga”. O objetivo é capacitar adolescentes das zonas rurais de Crateús, a 350 km de Fortaleza, para a preservação ambiental desse bioma genuinamente brasileiro.

A iniciativa, que inclui oficinas, capacitações e rodas de conversa, é promovida em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, por meio da campanha “Declare seu amor”, e do Fundo da Criança e do Adolescente do município. Segundo Cássia Pascoal, coordenadora de relacionamento comunitário e educação ambiental da AC, o projeto pretende “conectar educação ambiental com o cotidiano dos adolescentes da região, formando jovens com uma consciência ecológica ainda maior, promovendo o conhecimento sobre a Caatinga e incentivando o engajamento na preservação desse ecossistema”.

O “Ecoprotagonistas” é voltado para adolescentes de 12 a 17 anos, moradores de comunidades rurais de Crateús. São priorizados os estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade social, incluindo famílias que recebem ou não benefícios sociais. As atividades atendem especialmente comunidades próximas à Reserva Natural Serra das Almas, uma área de conservação ambiental de 6.285 hectares gerida pela Associação Caatinga.

“O projeto se integra ao ‘Modelo Integrado de Conservação da Caatinga’, estratégia da AC que envolve cerca de 40 comunidades da região da Serra das Almas em ações de conservação e desenvolvimento sustentável”, complementa Cássia Pascoal.

Ao longo do projeto, os jovens participarão de 52 horas de oficinas abordando temas como fotografia, sustentabilidade, ecologia, reciclagem e arte. A culminância do projeto será uma exposição artística com materiais produzidos nas oficinas, protagonizada pelos próprios adolescentes. “A ideia é promover um evento criado a partir do olhar criativo e artístico desses jovens”, enfatiza Cássia Pascoal. “A iniciativa visa não apenas instruir, mas inspirar uma nova geração de defensores da Caatinga, promovendo o conhecimento e a valorização desse bioma único”, finaliza a profissional.

DETALHE – A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias