Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Associação Caatinga participa de série sobre desafios do Mercado de carbono no Brasil

Pesquisadores da Associação Caatinga. Foto: Divulgação

A Associação Caatinga (AC), Organização da Sociedade Civil com a missão de conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza, participou do episódio de estreia, intitulado “Carbono e conservação no semiárido”, uma realização do EcoCast, o podcast da Ecoporé. Samuel Portela, coordenador de conservação da biodiversidade da Associação Caatinga, apresentou o projeto “No Clima da Caatinga”, que conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

O “No Clima da Caatinga” está em sua quarta fase e visa diminuir os efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga.

O “Ecocast” está com uma série especial de cinco episódios sobre o mercado global de carbono. Em “Carbono: desafios e oportunidades”, especialistas convidados debatem sobre o tema, abordando seus benefícios, desafios, oportunidades e impactos nas comunidades locais. A série completa pode ser ouvida em https://podcasters.spotify.com/pod/show/ecopore.

Nos episódios seguintes, participam representantes dos projetos Semeando Água, Viveiro Cidadão, Florestas de Valor e Raízes do Purus, também apoiados pelo Programa Petrobras Socioambiental. A série marca o retorno do EcoCast, que se propõe a trazer para discussão temas relacionados a sociobioeconomia e sustentabilidade na Amazônia, unindo saberes técnicos e tradicionais na busca por soluções que equilibrem o bem-estar de pessoas, meio ambiente e economia na construção de uma sociedade do bem-viver.

Reserva Natural Serra das Almas

Um estudo realizado pelo projeto No Clima da Caatinga concluiu que a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), localizada entre Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), contribui para a redução da poluição do ar, estocando, nos seus limites, 1.647.239,37 toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e). A pesquisa foi realizada a partir de uma parceria técnica entre a instituição e a BrCarbon, uma climate tech de São Paulo. Na próxima etapa desta pesquisa, será calculado o sequestro anual de CO2e realizado pela RNSA.

“A pesquisa identificou que cada hectare da RNSA estoca cerca de 266 toneladas de CO2, ou seja, uma vez que a Serra das Almas tem 6.191 mil hectares de área florestal, a reserva estoca mais de 1,6 milhões de toneladas de CO2e”, explica Samuel Portela.

Essa retirada ocorre por meio da fotossíntese, quando as árvores absorvem gás carbônico e devolvem oxigênio para o ambiente e outros processos naturais. A retirada do carbono é conhecida como sequestro e a quantidade sequestrada fica estocada em diferentes reservatórios na floresta (parte aérea viva e morta, serrapilheira, raízes e solo). Anteriormente, o valor estocado era 63 mil toneladas de CO2, mas esse número foi atualizado, pois ele só se referia ao carbono contido nas árvores.

O estudo incluiu também o carbono dos demais reservatórios, serrapilheira, raízes e solo. A serapilheira, por exemplo, se trata de uma camada formada pela deposição dos restos de plantas e acúmulo de material orgânico vivo em diferentes estágios de decomposição que reveste superficialmente o solo. “Manter a RNSA conservada influencia diretamente na boa qualidade do nosso ar, diminuindo os malefícios do efeito estufa e poluição”, frisa Samuel.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Aprovada a criação de programa para incentivar doação de sangue, medula e plaqueta

Aprovada a criação de programa para incentivar doação de sangue, medula e plaqueta

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o Programa Nacional Integrado de Doação de Sangue, Plaquetas e Medula Óssea. O objetivo é aumentar

SENAI realiza o projeto H-TEC em Fortleza e na Região do Cariri

SENAI realiza o projeto H-TEC em Fortleza e na Região do Cariri

O SENAI do Ceará vai iniciar, nesta segunda-feira, as aulas práticas dos cursos de formação na área de energias renováveis do projeto H-TEC, que busca capacitar mão de obra para

Construir de olho em sustentabilidade

Construir de olho em sustentabilidade

O seminário Expoconstruir Nordeste 2024, encerrado na última sexta-feira, no Centro de Eventos, foi avaliado como um dos melhores. Além das rodadas de negócios e feira, contou com palestras que,

“O Elixir da Vida Longa”

“O Elixir da Vida Longa”

Com o título "O Elixir da Vida Longa", eis artigo de Maurício Filizola, empresário e diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Uma boa reflexão sobre nosso presente e nosso

Centro Dragão do Mar encerra hoje prazo para convocatória de ocupação artística

Centro Dragão do Mar encerra hoje prazo para convocatória de ocupação artística

Terminal hoje as inscrições para a terceira edição do Cena Ocupa, convocatória de ocupação artística dos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Serão selecionadas até 70