“Atividades de FP&A e Controladoria” – Por Fabiano Mapurunga

Não é segredo para ninguém que, um planejamento financeiro bem montado é fundamental para se estabelecer decisões mais seguras e alinhadas com os objetivos estratégicos do negócio. Daí surge a importância do profisional de FP&A.

O FP&A tem como objetivo dar apoio à gestão estratégica da corporação. Salientando que sua ligação direta está com a área de controladoria que, por sua vez, deve estar alinhada diretamente com o CFO e o CEO.

Qual a diferença entre o FP&A e o Controller?

Suas atividades são próximas porém têm funções distintas dentro da gestão financeira.

O FP&A estão sempre olhando para o futuro, para as estratégias de crescimento e sustentabilidade da empresa. Precisam estar analisando tendências, compilando dados de mercado e conflitando com informações internas para fazer predições de resultados financeiros futuros. O resultado de suas análises serão utilizados na construção do orçamento, na montagem de planos financeiros, bem como na avaliação de oportunidades de investimentos.

O Controller, olha para o passado e promove o controle das contas e dos registros financeiros das empresas, trabalhando assim para garantir que os informes históricos da empresa estejam corretamente lançados e atualizados. O mesmo deve assegurar a devida conformidade com as normas contábeis e manter os controles internos com o objetivo de se prevenir fraudes e erros. Tudo isso para controlar os riscos e proteger os ativos da empresa.

Quais as habilidades que um profissional de FP&A precisa ter?

Tais profissionais precisam ter domínio de modelagem financeira, de análise de dados, e uma ótima fluência verbal para se fazer uma comunicação de informações financeiras mais complexas para stakeholderes que não sejam financeiros.

Funções de Controlador Financeiro

· Gestor de Riscos e Protetor de Ativos: Os Controladores Financeiros protegem a saúde financeira da empresa, revisando e aprovando documentos financeiros como faturas, relatórios de despesas e lançamentos contábeis. Eles também monitoram os sistemas de controle interno, revisando registros de acesso, segregação de funções e procedimentos de conciliação.

· Estrategista Financeiro: Os controladores contribuem para a direção estratégica da organização, fornecendo conhecimento especializado em finanças sobre implementações de software de contabilidade, requisitos de módulos e mudanças desejadas. Eles garantem que os relatórios financeiros estejam alinhados com os objetivos estratégicos.

· Operador Financeiro: Os controladores supervisionam as operações financeiras diárias, garantindo processos eficientes para compras, pagamentos e registro de dados no software de contabilidade.

· Preparação das Demonstrações Financeiras: Os controladores supervisionam a preparação das demonstrações financeiras mensais, trimestrais e anuais, trabalhando em estreita colaboração com a equipe de contabilidade. Isso inclui a comunicação com diversas partes interessadas, como auditores, autoridades fiscais, investidores e a alta administração.

· Catalisador do Programa: Os controladores facilitam a mudança ao estabelecer e implementar novos procedimentos. Eles garantem a conformidade com os prazos de relatórios externos e os requisitos regulatórios, atuando como catalisadores do progresso financeiro.

Funções de FP&A

· Planejador e Analista Financeiro: A equipe de Planejamento e Análise Financeira (FP&A) planeja orçamentos e prevê resultados futuros. Ela cria modelos financeiros que consideram fatores internos e externos para prever vendas, lucros e a saúde financeira geral.

· Analista Financeiro: A equipe de Planejamento e Análise Financeira (FP&A) prepara demonstrações financeiras essenciais, incluindo demonstrações de fluxo de caixa, demonstrações de resultados, relatórios de variação e relatórios para o conselho. Eles coletam, verificam e consolidam dados de vários departamentos para calcular indicadores financeiros importantes.

· Analista Financeiro: A área de Planejamento e Análise Financeira (FP&A) realiza análises aprofundadas para identificar linhas de produtos lucrativas, avaliar o desempenho

departamental e analisar a relação custo-benefício. Fornece insights para embasar a tomada de decisões orientada por dados.

· O Planejador de Cenários: A área de Planejamento e Análise Financeira (FP&A) explora diversas possibilidades modelando diferentes resultados de vendas e volume para entender seu impacto na situação financeira da empresa. Ele fornece insights sobre os cenários otimista, esperado e pessimista.

· Relatórios sob demanda: A área de Planejamento e Análise Financeira (FP&A) gera relatórios sob demanda para fornecer à alta administração análises aprofundadas de KPIs ou áreas de negócios específicos. Essas análises, oportunas e precisas, apoiam a tomada de decisões estratégicas.

Fabiano Mapurunga: Fabiano Mapurunga é Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela Unifor, Pós-Graduado em Gestão de Negócios pelo INSPER, MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV, MBA em Agronegócios pela USP/ Esalq e Graduado em Administração de Empresas pela UFC. Possui experiência de 23 anos na área de Finanças Corporativas. Atualmente trabalha com inovação e consultoria financeira para empresas nacionais, além de se dedicar a novos negócios e investimentos. É professor universitário em cursos de Pós Graduação e autor de vários artigos.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais