Categorias: Educação

Auditório Castelo Branco da UFC passa a se chamar “Martins Filho”

Nova placa no auditório da Reitoria da UFC.

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida, mandou trocar a placa que dava o nome de “Presidente Castello Branco” ao auditório da reitoria da Instituição.

Em seu lugar, mandou instalar placa com o nome do primeiro reitor da UFC, Martins Filho.

A antiga placa e o letreiro da porta do local, em homenagem ao “ditador”, foram entregues ao Memorial da Instituição, que fará a guarda dos objetos para, em breve, realizar uma exposição numa área do prédio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração.

 

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (5)

  • Como sempre, os comunistas, a esquerdalha, os traíras e isentões querem apagar a história.

    Como na antiga União Soviética, até imagens em fotos são apagadas.

    A retirada do nome do auditório presidente Castelo Branco é um assinte à verdade, ao povo de bem do nosso país e do nosso estado, nada contra o nosso grande reitor Antônio Martins Filho, um dos maiores nomes da cultura e educação do nosso estado, um nome bastante homenageado por todos nós mas, "desomenagear" o nosso herói de guerra, o nosso estadista Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco é no mínimo um crime contra a nossa memória cultural, afetiva e da verdade.

  • Sem desmerecer os serviços prestados pelo Reitor Martins Filho, merecedor do respeito de todos os cearenses, creio que a maneira de substituição do nome do Auditório, na atual quadra nacional, demonstra o desserviço que prestam a Nação. A história não diz que ele foi ditador, e sim um estadista que evitou a implantação do comunismo no Brasil. Não podemos apagar a memória de uma Nação. Triste país que não preserva sua história.

  • Nada é perpétuo, até mesmo a leviandade humana. Espiritualmente cada um responderá por seus atos; materialmente mancharam o nome dos descendentes.

  • É o tipo da postagem em que os comentários dos leitores são melhores do que a notícia em si...

  • Humberto de Alencar Castelo Branco, além de democrata, foi um grande herói de guerra, participando junto com a Força Expedicionária Brasileira, das heróicas batalhas nos campos da Itália travadas contra o exército nazista de Hitler em 1944 e 1945. À esquerda podre do Ceará teima em tentar apagar nossa história tentando manchar a memória deste grande cearense. Não conseguirão!!!!

Esse website utiliza cookies.

Leia mais