Com diferentes rotas sonoras do País, O Banco do Nordeste Cultural apresenta no próximo fim de semana, de quinta-feira (19) a sábado (21), o I Ponte Instrumental Nordeste (PIN), com shows de Caetano Brasil (MG) com a Orquestra Cabulosa (CE), Lucas Martins (SP), Esdras Nogueira (DF), Luciano Magno (PE) e os cearenses Siara Quarteto, Selestrial e Luiz José, com convite ao mineiro Pablo Dias. A entrada é gratuita.
Cada noite é uma travessia. Artistas que chegam de longe encontram raízes locais; sons do cerrado mineiro se fundem ao balanço do litoral; o experimentalismo do Planalto Central dança com a guitarra que já foi baiana e hoje é universal. O Ceará, com sua tradição musical forte e diversa, funciona como anfitrião e catalisador desses encontros.
“Mais do que apresentar shows, o PIN propõe experiências sonoras únicas. É a celebração do momento em que artistas se encontram pela primeira vez no palco, da descoberta de afinações imprevistas, da música que nasce no agora e nunca mais se repetirá”, ressaltou Tauí Castro, curador e coordenador de produção do projeto.
Confira a programação de shows:
Na programação de shows, o PIN contará com duas apresentações por noite, de 19 a 21 de fevereiro, sempre às 19 horas e às 20h30min, com entrada gratuita (ingressos pela plataforma Outgo) no Banco do Nordeste Cultural Fortaleza, com classificação livre.
Quinta-feira (19)
Sobem ao palco às 19h Luccas Martins (SP) e Siara Quarteto (CE). Às 20h30, a Orquestra Cabulosa (CE) convidando Caetano Brasil (MG).
Sexta-feira (20)
O palco do Banco do Nordeste Cultural Fortaleza recebe o duo Selestrial, do Cariri cearense, com Fabrício da Rocha e Júnior Crato, e Esdras Nogueira e grupo (DF), com o show “Transe”, recriando o disco “Transa”, de Caetano Veloso.
Sábado (21)
O aclamado guitarrista e compositor Luciano Magno (PE), um dos principais nomes da música instrumental no Nordeste, faz o primeiro show da noite, encerrada com um encontro de dois grandes cavaquinistas, de estilos bem diferentes entre si: Luiz José (CE) e Pablo Dias (MG).
Festival oferece masterclasses, com participação gratuita
Além dos shows e como um diferencial, o Ponte Instrumental Nordeste – PIN também oferece uma programação de masterclasses, possibilitando acesso direto do público aos artistas participantes. As oficinas acontecem no Auditório do Banco do Nordeste Cultural Fortaleza, com a seguinte programação:
Quinta-feira
14h às 15h45 – Pablo Dias (MG). Práticas de escuta e execução: corpo e diálogo musical. Uma imersão em escuta ativa, células rítmicas e diálogo instrumental a partir do samba e do choro, integrando técnica, execução e consciência corporal.
16h às 17h45 – Selestrial (CE – Cariri). Desvendando Hermeto: arranjos contemporâneos para violão e flauta. Texturas sonoras, improvisação guiada e processos de arranjo inspirados na obra de Hermeto Pascoal, com reflexões sobre estética e criação na música instrumental.
Sexta-feira
14h às 15h45 – Esdras Nogueira (DF). Como botar o seu trabalho na estrada. Um encontro sobre circulação musical, estratégias e experiências para artistas que desejam ampliar o alcance do seu trabalho no Brasil e no exterior.
16h às 17h45 – Luccas Martins (SP). A produção musical contemporânea e o artista independente. Uma conversa sobre criação autoral, identidade artística, produção independente e circulação da música, em diálogo com ritmos afro-brasileiros e a música instrumental contemporânea.
SERVIÇO
Banco do Nordeste Cultural Fortaleza: Rua Conde D´Eu, 560, Centro, ao lado da Catedral Metropolitana