Categorias: Saúde

Baturité vira foco de casos de febre oropouche no Ceará

Mosquito maruim é o transmissor da febre oropouche

O município de Baturité, a 100 quilômetros de Fortaleza, virou foco de casos de febre oropouche no Ceará. A informação é da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que este ano já confirmou 506 casos, sendo 403 casos somente em Baturité.

As outras ocorrência foram em Aratuba, no Maciço de Baturité, com 91 casos, seguido por Capistrano (7), Mulungu (3) e Guaramiranga (2).

Os sintomas mais comuns oropouche são febre de mais de 5 dias, dor de cabeça forte, dor no corpo, calafrios, fotofobia (sensibilidade à luz), tontura, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos ou diarreia. Em casos mais graves, poderá ocorre uma inflamação no sistema nervoso (meningoencefalite) ou ainda manifestações hemorrágicas.

Segundo o Ministério da Saúde, a febre oropouche poderá ser diagnosticada a partir de quatro sintomas.

O transmissor da febre oropouche é o mosquito maruim, que costuma ser encontrado em matas.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais