O jornalista e pesquisador Ben-Hur Correia, repórter do Grupo Globo e especialista em Inteligência Artificial aplicada ao jornalismo, será o conferencista de abertura do 40º Congresso Nacional dos Jornalistas. O Congresso, uma promoção da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), acontecerá de 10 a 13 de dezembro próximo, no aiditório do Sebrae da Aasa Norte, em Brasília.
Com o tema central “Os Desafios do Jornalismo: de Gutenberg à Inteligência Artificial”, o Congresso reunirá profissionais de todo o país para discutir as transformações tecnológicas que impactam a profissão, incluindo a automação de tarefas, a ética no uso de IA, a sustentabilidade do jornalismo e o futuro do trabalho nas redações.
O evento tem patrocínio da Confederação nacional da Indústria (CNI), e apoio da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAE).
A conferência magna
A conferência de abertura, intitulada “Os desafios do Jornalismo: de Gutenberg à Inteligência Artificial”, está marcada para o dia 10 de dezembro, às 20h, e dará início à programação oficial do Congresso. A atividade abordará como a Inteligência Artificial está transformando o fazer jornalístico, as possibilidades criativas que ela oferece e os riscos éticos e laborais que acompanham essa revolução.
“Vivemos uma transição comparável à invenção da imprensa de tipos móveis. A Inteligência Artificial redefine a forma como apuramos, editamos e distribuímos informação — e o jornalismo precisa se reinventar para manter sua relevância social e seu compromisso com a verdade”, antecipa Ben-Hur.
A conferência marca o início de quatro dias de debates, painéis, oficinas e plenárias que definirão as diretrizes e bandeiras de luta da categoria para o próximo biênio.
Trajetória e atuação
Ben-Hur Correia é repórter do Grupo Globo, pesquisador do Centro de Estratégia e Inovação da Coppead/UFRJ e doutorando com foco na adoção de ferramentas de Inteligência Artificial. Atualmente, integra o grupo de análise de Inteligência Artificial do Grupo Globo, contribuindo para o desenvolvimento de políticas e práticas responsáveis de uso da tecnologia no jornalismo.
Com ampla experiência internacional, foi correspondente nos Estados Unidos e na França e já realizou reportagens em mais de 15 países, com foco em temas como inovação, política e sociedade.
SERVIÇO
*Inscrições para o Congresso – site oficial: https://congresso.fenaj.org.br/