Biografia de Belchior na Literatura de Cordel é tema de livro

Jornalista e pesquisador Alberto Perdigão. Foto:Divulgação

O jornalista Alberto Perdigão lança na sexta-feira (28), no Cantinho do Frango, em Fortaleza, o livro “Belchior: a construção de um mito na literatura de cordel”.

O livro é resultado de uma pesquisa realizada pelo jornalista e pesquisador Alberto Perdigão, que analisou a vida, a obra e a morte do artista narradas em 19 folhetos de cordel. “No cordel, Belchior é romantizado, nordestinizado e elevado ao céu, como é muito próprio da literatura de cordel” afirma Perdigão.

A investigação inclui biografias e crônicas, artigos acadêmicos e jornalísticos, e conteúdos gerados por inteligência artificial sobre o cantor e compositor, “poeta” e “filósofo”, que se tornou conhecido como o rapaz latino-americano.

Belchior

Antonio Carlos Belchior nasceu em Sobral (Zona Norte), em 26 de outubro de 1946. Morreu em Santa Cruz do Sul (RS), no dia 30 de abril de 2016, aos 70 anos, cerca de dez anos depois de desaparecer da mídia e dos fãs, da família e dos amigos.

Alberto Perdigão é cearense de Fortaleza. Também é autor dos livros Política e Literatura de Cordel (2022) e Pretas e Pretos na Literatura de Cordel (2023) entre outros.

SERVIÇO

O livro está em pré-venda, com frete grátis para todo o Brasil e prêmios, aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais