Um estudo realizado pela Fecomércio Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), aponta: 38,6% dos consumidores fortalezenses querem ir às compras no Black Friday (29 de novembro). A ordem é aproveitar as promoções de itens necessários, o que deve movimentar cerca de R$ 388 milhões em faturamento para o setor tanto em lojas fisicas como no on-line.
Outra: 75,3% dos entrevistados afirmam que pretendem aproveitar os preços mais baixos de produtos que estão precisando. Além disso, 14,8% dos consumidores indicaram que irão aproveitar as ofertas para antecipar as compras de presentes do Natal.
O potencial de consumo projetado mantém o evento como o terceiro mais importante para o varejo, servindo como fator de redução da sazonalidade no período que antecede as festas de fim de ano, conforme apresentado na tabela 1, a seguir. Em comparação com anos anteriores, 32,5% dos consumidores planejam gastar menos este ano, enquanto 27,9% planejam gastar mais.
Itens procurados
Os itens mais procurados incluem eletrodomésticos (30,9%), roupas e artigos de vestuário (22,8%), calçados (21,0%), eletrônicos (16,3%), artigos para o lar (10,2%) e celulares e smartphones (9,6%). A presença de itens de consumo duráveis e com maior valor agregado estão relacionados com a preferência pelo parcelamento como meio de pagamento, uma vez que 62,2% dos consumidores afirmam que utilizarão essa forma de pagamento, sendo o cartão de crédito o meio mais popular, citado por 59,4% dos entrevistados.
A possibilidade de dividir o pagamento em várias parcelas torna mais acessível a aquisição de itens de maior valor, como eletrônicos e eletrodomésticos, que são grandes atrativos durante as promoções da Black Friday, facilitando o consumo sem comprometer o orçamento mensal.