Sob o comando do reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Wally Menezes, foram comemorados os 10 anos do Polo de Inovação desse instituto. A solenidade, realizada nessa terça-feira, na sede do organismo, no bairro Aldeota, em Fortaleza, reuniu autoridades como o presidente da Empresa Brasileira de Produção e Inovação Industrial (Embrapii), Álvaro Prata, o presidente do Instituto Softex, Christian Tadeu, e a secretária da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro.
Durante o evento, o dirigente do Polo de Inovação, Tarique Cavalcante, fez uma breve exposição. Nela, destacou a aplicação de R$ 230 milhões em mais de 200 projetos, impactando o setor industrial e formando, ao longo desse período, mais de três mil alunos e 200 empresas estabelecidas e várias patentes registradas.
“Diamante”
O presidente da Embrapii, Álvaro Cavalcante, destacou a importância do Polo de Inovação do IFCE. Na classificação de qualidade do órgão, esse polo é “diamante”, ou seja, tem maior reconhecimento e se constitui como exemplo para outra unidades da federação. Ele fez rápido balanço das ações da empresa, informando que, em 2025, foram tocados 805 projetos e um volume aplicado de R$ 1,6 bilhões.
O reitor do IFMA, Carlos Teixeira, presente no ato, informou que ali estava não apenas como convidado, mas buscando subsídios para instalar polo do gênero em São Luís.
O reitor da Uece, Hidelbrando Soares, que também teve fala no evento, ressaltou a amizade com o reitor Wally e se definiu como “um aprendiz” das ações do reitor do IFCE, acentuando que o Polo de Inovação do IFCE merece ser replicado.
Homenagens
Wally Menezes comandou ainda uma série de homenagens a personalidades e técnicos que operam no Polo de Inovação. Também houve um momento para homenagem à imprensa.
O Blogdoeliomar ganhou reconhecimento por apoiar ações do IFCE. O jornalista Eliomar de Lima recebeu troféu, ao lado de outros profissionais da mídia como os jornalistas Hamilton Nogueira e Nazareno Albuquerque, estes do Grupo O POVO de Comunicação.
Os ex-reitores Virgílio Araripe e Cláudio Ricardo ganharam reconhecimento especial por terem sido pioneiros no processo de implantação e consolidação do Polo de Inovação do IFCE.
FIEC e Sebrae
Entre várias presenças, estavam Carlos Rubens, presidente do Sindicato da Indústria do Mármore e Granito do Ceará, representando o presidente da Federação das Indústrias do Estado, Ricardo Cavalcante; que, com Mauricio Filizola, presidente da CDL Fortaleza, também foi homenageado. O Sebrae-CE também foi destacado.
O presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, prestigiou a cerimônia, ao lado de Ernane Leite, que preside a FAIFCE, a fundação do IFCE, e da jornalista Eugênia Nogueira (Dégagé Comunicação).
SERVIÇO
*Polo de Inovação do IFCE – Rua Nogueria Acioly, 621, Aldeota, Fortaleza.
*Mais obre o Polo de Inovação aqui.