Categorias: Economia

BNB beneficia 800 mil clientes com abatimento de dívidas; no Ceará, 120 mil atendidos

Paulo Câmra é o presidente do BNB. Foto: Fernando Cavalcante.

Novas oportunidades para regularização de dívidas estão sendo disponibilizadas pelo Banco do Nordeste para produtores rurais e empreendedores que são seus clientes. A instituição, segundo a assessoria de imprensa do banco, está operando três instrumentos legais que oferecem descontos, prazos ampliados e condições diferenciadas para liquidação e renegociação: Desenrola Rural, Lei 14.166/2021 e Lei 13.340/2016.

Segundo estimativas do Banco, as medidas podem beneficiar cerca de 800 mil clientes de todos os portes, desde os pequenos até os grandes empreendimentos – a maior parte constituída de agricultores familiares, mini e pequenos produtores rurais e micro e pequenas empresas. Estão contemplados empreendedores em toda a área de atuação do BNB, que abrange estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

O presidente da instituição, Paulo Câmara, destaca que os instrumentos oferecem uma oportunidade histórica de reestruturação financeira para quem possui dívidas em atraso.

“O Banco do Nordeste está operando, de forma articulada com o Governo Federal, medidas que representam um grande esforço para fortalecer a agricultura familiar, apoiar os pequenos empreendedores e permitir que milhares de produtores retomem sua capacidade de investir e gerar renda. São ações que contam com o apoio do presidente Lula, que tem reiterado a prioridade do desenvolvimento regional e da inclusão produtiva. O Banco do Nordeste está pronto para orientar cada cliente sobre as melhores condições de regularização disponíveis”, afirma Paulo Câmara.

No Ceará

Cerca de 120 mil clientes no estado estão enquadrados em alguma das campanhas que oferecem descontos de até 95%. Também é possível renegociar prazos para facilitar o pagamento. “É uma oportunidade imperdível que, além de resolver uma pendência na vida do produtor rural, também abre novas portas para que ele possa voltar a crescer com apoio de uma instituição sólida como o Banco do Nordeste”, destaca a Superintendente Estadual do BNB no Ceará, Eliane Brasil.

Desenrola Rural

Em vigor desde 24 de fevereiro de 2025, o programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), traz descontos que chegam a 80% para liquidação e 65% para renegociação, com prazos de pagamento alongados.

O público elegível inclui agricultores familiares, pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais, cooperativas da agricultura familiar e produtores com dívidas ligadas ao Pronaf e outras linhas de crédito rural.

Lei 14.166/2021
A lei permite a regularização de dívidas de produtores rurais e não rurais de todos os portes. As modalidades vão desde a liquidação à vista, com descontos de até 90%, até o parcelamento com bônus de adimplência de até 50%, podendo estender o prazo de pagamento até 2032.

Lei 13.340/2016
Voltada para contratos de crédito rural firmados até 2011 em toda a região Nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A lei autoriza liquidação e renegociação de dívidas com descontos que podem chegar a 95%, a depender da data da contratação, valor original e localização do empreendimento.

SERVIÇO

*Mais detalhes sobre as condições de renegociação de dívidas podem ser obtidos pelo whatsapp do Banco do Nordeste: 85 4020 0004.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais