O Banco do Nordeste passou a integrar, por meio do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), o bloco de instituições financeiras participantes do Sistema de Expectativas de Mercado do Banco Central, responsável pela elaboração do Boletim Focus. Esse documento orienta as decisões da política monetária no Brasil e o controle da inflação. A participação do BNB tem grupo liderado pelo economista-chefe Rogério Sobreira.
Intgegrado ao bloco, o BNB passa a incluir, toda semana, suas projeções para o futuro próximo de indicadores como IPCA e IGPM, além de estimativas de comportamento do câmbio, do Produto Interno Bruto (PIB) e da própria Selic. Os dados são processados e divulgados pelo Banco Central, com destaque para a mediana das expectativas para diferentes horizontes de tempo — mensal, anual e plurianual.
Reconhecimento técnico
“É um reconhecimento da excelência técnica da equipe do Banco do Nordeste e sua capacidade de análise macroeconômica com foco regional e nacional. Nosso olhar da Região ajuda a ter informações para melhor analisar a economia como um todo”, destaca Rogério Sobreira.
O gerente do Etene e economista Allisson Martins lembra que a seleção das instituições participantes é feita pelo Banco Central com base em critérios como relevância e qualificação técnica. “É um marco importante para o Banco do Nordeste e para o Escritório Técnico, que passa a contribuir com um dos principais instrumentos de monitoramento das expectativas econômicas do país”, afirma.
Boletim Focus
O Boletim Focus é uma publicação semanal que consolida as projeções de instituições financeiras, consultorias, empresas não-financeiras, associações de classe e centros acadêmicos sobre as principais variáveis macroeconômicas do país. As expectativas são utilizadas como subsídio para decisões de política monetária e planejamento econômico por parte de empresas, investidores e cidadãos. Atualmente, 159 instituições estão ativas no sistema, entre bancos, gestoras de recursos, corretoras, consultorias e outras empresas.