Com o tema “Papai Noel do futebol começa a encher sacola dos clubes cearenses de contratações”, o jornalista Ivan Bezerra traz as expectativas de elenco de Fortaleza, Ceará e Ferroviário, na Coluna Bom de Bola:
Torcedor de futebol é parecido com criança, que no período de Natal olha para o chinelo embaixo da cama, ou da rede, na esperança de encontrar um presente de Papai Noel no dia consagrado ao nascimento de Jesus Cristo. Seguindo comportamento semelhante, o torcedor vasculha as redes sociais dos dirigentes de futebol na expectativa de ver estourar algum nome de reforço para a sua equipe de coração.
Já sabendo dessa ansiosa busca, os executivos de futebol deixam escapar alguns nomes, para a alegria da galera. Fortaleza, Ceará e Ferroviário movimentaram o mercado da bola e causaram um certo reboliço entre os torcedores.
No Fortaleza, embora ainda não esteja confirmado, a expectativa é a de que o clube consiga repatriar o atacante Moisés, que havia sido vendido para o Cruz Azul do México, há sete meses atrás, numa negociação milionária para os tricolores. Para quem não lembra, a transação de venda de Moiés para o Cruz Azul rendeu ao Leão do Pici R$ 24,5 milhões, por 90% dos direitos econômicos do atleta, embora parcelados. Moisés é um xodó da torcida, pois no Laion ele disputou 85 jogos, marcando 21 gols e dando nove assistências, nos anos de 2022 e 2023.
Outro presente de Natal que pode desembarcar no Pici é o zagueiro argentino Alexander Barboza, de 28 anos, cujo contrato com o Libertad do Paraquai, está se encerrando no ano de 2023. O defensor já trabalhou com o técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojovda em 2018, pelo Defensa Y Justicia, da Argentina. O presidente do Fortaleza, Alex Santiago, elogiou muito o atleta no programa Trem Bala da TV.O Tricolor também renovou os contratos do atacante Pedro Rocha, do volante Lucas Sasha, está em vias de compra do ala Pikachu, mas pode negociar o volante Caio Alexandre com o Palmeiras.
Ceará
O Ceará também não fica atrás na busca por reforçar o elenco. A primeira contratação dessa reta final de ano foi o meia Lourenço, destaque do Vila Nova/GO, nas disputas da Série B do Brasileiro de 2023. outro reforço importante e que mexeu com a torcida, tendo prós e contras, foi o do goleiro Fernando Miguel, que estava no rival Fortaleza.
E para o ataque, o Vozão acertou com o atacante Aylon, de 31 anos, que defendeu o Grêmio Novorizontino na Série B do Brasileiro de 2023. Na temporada como um todo, Aylon marcou 14 gols em 56 jogos, sendo sete desses gols somente na Série B. Mas, os reforços não param por aí. Outro jogador acertado é o meia argentino, Lucas Mugni, que jogou no Bahia em 2023. O meia, revelado pelo Cólon, da Argentina, já passou pelo Flamengo em 2014 e 2015, e pelo Sport de Recife, em 2020.
Campeão de presentes
O Ferroviário foi quem mais presenteou a sua torcida com contratações. Foram contratados os jogadores: Geaze, goleiro; Diego Petrin, lateral-direito; Ernandes, lateral-esquerdo, que inclusive já passou pelo Ferrão; zagueiros Henrique Vermudt, William Rocha e Matheus Vega, além de Ralph e Wilker, volantes. O Ferroviário venceu o Potiguar de Mossoró por 1 a 0, em amistoso realizado na tarde do dia 23, no Elzir Cabral, com gol marcado por Gabryel Martins. Os corais, comandados pelo técnico Matheus Costa, se preparam para a temporada de 2024.