Categorias: Esportes

Boxeadora argelina é ouro, após polêmica sobre gênero

Khelif vence a chinesa Yang Liu e leva medalha de ouro em Paris

A boxeadora argelina Imane Khelif, 25, garantiu a medalha de ouro na categoria meio-médio das Olimpíadas de Paris, neste sábado (10), após vencer a chinesa Yang Liu, por decisão unânime dos árbitros.

Khelif chamou a atenção do mundo, dia 1° último, quando a italiana Angela Carini abandonou a luta ao sugerir que não havia igualdade de porte físico dentro do ringue. Após o anúncio de Imane Khelif como vencedora, Carini chorou no ringue e se negou a cumprimentar por duas vezes a argelina.

No ano passado, Khelif foi desclassificada do mundial, pela Associação Internacional de Boxe, diante do resultado “inelegível” do teste de gênero. Já o Comitê Olímpico Internacional não aplica teste de gênero.

“Sou mulher como qualquer outra mulher. (…) Oito anos, meu sonho. (…) Oito anos sem dormir, oito anos cansada. Agora sou campeã olímpica, estou muito feliz”, disse a boxeadora argelina.

(Blogdoeliomar com agências)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais