Categorias: Esportes

Brasil conquista campeonato no Sulamericano de Futebol de Amputados; treinador é da UFC

Conquista veio nos pênaltis. Foto: Divulgação

O Brasil sagrou-se campeão do Campeonato Sulamericano de Futebol de Amputados e conquistou vaga para a Copa do Mundo do próximo ano, na Costa Rica. A conquista veio numa defesa de pênalti. A Seleção Brasileira empatou em 1 a 1 com o Uruguai no tempo regulamentar e na prorrogação, levando a decisão para uma emocionante disputa por pênaltis, que só foi decidida no último lance, com o goleiro Agner rebatendo a cobrança. Além de Brasil e Uruguai, a competição reuniu as seleções da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

O título foi conquistado no último sábado (30), na Arena Pacaembu, em São Paulo, e marca o trabalho dos professores Mário Antônio de Moura Simim e Lívia Gomes Viana Meireles, ambos do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC. A professora Lívia Meireles é a atual psicóloga da seleção. Já o professor Mário Simim é o treinador principal da seleção desde 2023, tendo sido reconhecido individualmente como o melhor treinador do torneio.

A participação dos docentes reforça a relevância do Iefes no cenário esportivo internacional, unindo esporte de alto rendimento, ciência e prática profissional. “O apoio da UFC foi essencial nessa conquista”, destaca o professor Simim.

O pesquisador cita ainda o trabalho desenvolvido pela professora Lívia, no contexto da pressão psicológica enfrentada pelos atletas. A atuação, diz o professor Simim, foi fundamental para o controle emocional da equipe, para a identificação de subgrupos, e estímulo à coesão e cooperação do time, avalia.

Futebol de amputados

O futebol de amputados é uma variação do futebol soçaite e uma das modalidades de futebol adaptado, ao lado de outras como o futebol de cegos, futebol B2/B3, futsal down e power soccer. O futebol de amputados é jogado com seis jogadores na linha e um no gol, em um campo de 60 por 40 metros.

Os jogadores de linha precisam ter um membro inferior amputado ou com malformação; enquanto os goleiros precisam ter amputação ou malformação de um membro superior. Os jogadores de linha devem utilizar ainda muletas canadenses (que fixa no cotovelo), não podendo usar as muletas ou o coto para tocar a bola de maneira proposital.

A modalidade nasceu nos anos de 1980. Assim como no futebol convencional, o Brasil tem uma forte tradição, sendo tricampeão mundial. No país, há 27 times disputando o Campeonato Brasileiro (séries A e B), além da Copa do Brasil e campeonatos regionais.

(Agência UFC)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais