Brasil disputará 20 das 22 modalidades dos Jogos Paralímpicos de Paris – Por Luiz Henrique Campos

Legenda: Parte da delegação paraolímpica do Brasil que já está em Paris
Crédito: Ale Cabral/CPB

O Brasil chega aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que se iniciam no dia 28 de agosto, com a maior delegação do país em disputas da competição fora do nosso país. Serão 280 atletas, sendo 255 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Os brasileiros estarão em disputas de 20 das 22 modalidades do programa dos Jogos, uma vez que os brasileiros não conseguiram a classificação no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.
Dos 255 atletas com deficiência convocados, 88 estão indo em uma primeira edição de Jogos, representando 34,64% do total dos atletas que vão competir pelo Brasil na capital francesa. A modalidade com mais novatos em Jogos Paralímpicos é o atletismo. Dos 71 atletas com deficiência convocados para o evento, 23 vão estrear na competição em Paris. São 33% do total da Seleção Brasileira da modalidade convocada para competir nas provas de pista, saltos e campo no Stade de France. Judô e natação são outras duas das modalidades com mais estreantes em Jogos nas suas equipes convocadas, com nove atletas debutantes cada.
Os Jogos Paralímpicos de Paris terão transmissão ao vivo pelo SporTV2. Serão apresentadas as cerimônias de abertura e encerramento e disputas de provas em oito modalidades (natação, goalball, basquete em cadeira de rodas, atletismo, futebol de cegos, ciclismo, judô, vôlei sentado), além da maratona. Também será exibido diariamente o programa Conexão Paris, com apresentação de Joanna de Assis e Daniel Dias, apresentando o que aconteceu de mais importante no megaevento ao final de cada jornada de competições. Além disso, haverá transmissões de disputas de todas as modalidades no canal de YouTube do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, do inglês).


Fortaleza Basquete Cearense/CFO contrata Anderson Barbosa, ex-Paulistano

Anderson Barbosa é o novo reforço do Fortaleza Basquete Cearense/CFO para a temporada 2024/25, que se inicia no dia 12 de outubro, com 18 equipes. O ala, ex-atleta do Paulistano, onde atuou por seis 6 temporadas, foi um dos protagonistas na final do Campeonato Paulista de Basquetebol.
Anderson tem como principal característica sua forte defesa de perímetro e no garrafão. O atleta ainda tem em seu currículo a indicação ao prêmio de melhor defensor da liga e o título com a Seleção Brasileira de Basquetebol do Global Jam em 2022.


Vozão disputará a Superliga C de Vôlei Feminino

O Ceará será o clube sede em outubro da Superliga C de Vôlei Feminino. A competição ocorre na primeira quinzena de outubro e o alvinegro já trabalha na montagem de seu elenco para a competição. A comissão técnica será comandada por Raphael Dantas, profissional com experiência no comando das seleções cearenses de base. Além de Raphael, estarão na comissão o auxiliar Galba e a supervisora Ana Cristina Fragoso.

Luiz Henrique Campos: Formado em jornalismo com especialização em Teoria da Comunicação e da Imagem, ambas pela UFC, trabalhei por mais de 25 anos em redação de jornais, tendo passando por O POVO e Diário do Nordeste, nas editorias de Cidade, Cotidiano, Reportagens Especiais, Politica e Opinião.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais