Com o tema, “Governança Pública: O desafio do Brasil”, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, participou, nesta sexta-feira, da V Convenção Anual do Sistema Cofeci Creci (Convensi 2025), em Foz do Iguaçu (PR), que se estenderá até este sábado.
Segundo o ministro, o principal palestrante do evento, o Brasil está sem estratégia em algumas áreas, sendo a infraestrutura uma delas.
Para ele, há necessidade de se avaliar como está sendo aplicado o dinheiro público, oriundo de uma pesada carga tributária que recai sobre os cidadãos.
“Vocês sabiam que cada brasileiro paga 150 dias de impostos?”, cutuou o ministro, observando que o TCU atua também na fiscalização dos conselhos regionais de corretores de imóveis.
“A fiscalização do TCU sobre o CRECI é importante para garantir a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos e na atuação dos corretores de imóveis. Essa fiscalização contribui para a proteção da sociedade e para o bom funcionamento do mercado imobiliário”, 0bservou o presidente do Creci/CE, Tibério Benevides, que também confere, à frente de delegação do Ceará, o evento.
Em Paralelo
A convenção também conta com oficinas simultâneas e painéis técnicos, que contemplam as principais áreas operacionais do Sistema Cofeci-Creci: jurídico, fiscalização, secretaria, tecnologia da informação, comunicação, contabilidade, licitação e procuradoria fiscal.
A ordem é promover intercâmbio entre regionais e avançar em temas como compliance, integridade institucional, fiscalização moderna, prevenção à lavagem de dinheiro e comunicação pública ética.
Regulador
O Sistema Cofeci Creci, promotor do encontro, é responsáel pela regulação do mercado imobiliário em todo o País.
Para isso, conta com o respaldo e autonomia de suas regionais presentes em todos os Estados.
DETALHE – O TCU atua no controle externo da administração pública federal, incluindo os conselhos profissionais como o CRECI, fiscalizando a legalidade, legitimidade e economicidade de suas ações e gastos.