Categorias: Economia

Brasil Mais Produtivo – SENAI Ceará consolida liderança nacional com mais 46 projetos aprovados

Paulo André, diretor regional do Senai-CE, ao lado de Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC. Foto: Reprodução

Com 46 projetos aprovados de um total de 92, o Ceará obteve o maior número de aprovações do Brasil, representando 50,5% de todos os projetos selecionados na Chamada Brasil Mais Produtivo – Smart Factory 2025, iniciativa que contou com a parceria do BNDES e da Plataforma Inovação para a Indústria, coordenada pelo SENAI Nacional.

Em um resultado histórico, o SENAI Ceará, por meio do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), também obteve o melhor desempenho no volume de recursos captados: R$ 25,76 milhões, correspondendo a 57% do total nacional. Quando somadas as contrapartidas das empresas participantes, o valor global dos investimentos chega a R$ 29,5 milhões.

“Esse resultado histórico é fruto de uma gestão visionária, liderada pelo presidente da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), Ricardo Cavalcante, que tem colocado a inovação no centro das estratégias de crescimento da indústria cearense. O SENAI Ceará se consolida como referência nacional em tecnologia e transformação digital, com resultados concretos como este”, apontou o diretor regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda.

Já o Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia do Ceará, Carlos Egberto Mesquita, disse que o desempenho reflete o amadurecimento do ecossistema de inovação do estado e o impacto direto da parceria entre o SENAI, o BNDES e a Plataforma Inovação para a Indústria.

“O resultado da chamada Smart Factory no programa Brasil Mais Produtivo é um reflexo da maturidade que o Ceará vem construindo na área de inovação industrial. Em parceria com o BNDES e com o apoio da Plataforma Inovação para a Indústria, o SENAI tem atuado como um verdadeiro parceiro estratégico, aproximando tecnologia e chão de fábrica e criando pontes que tornam a nossa indústria mais competitiva, eficiente e conectada com o futuro”, comentou Mesquita.

Mais sobre a chamada Smart Factory

O diferencial da chamada Smart Factory é que as empresas provedoras de tecnologia com os projetos e recursos aprovados devem validar a solução em ambiente real de produção. Isso garante que as tecnologias não fiquem restritas a laboratórios, mas sejam testadas em fábricas, com evidências na produtividade.

A ação faz parte do programa federal Brasil Mais Produtivo, dentro da modalidade de transformação digital. Até 2027, a estimativa é desenvolver mais de 360 projetos de inovação, impactando positivamente a produtividade de 8,4 mil MPMEs.

O Brasil Mais Produtivo é uma iniciativa do governo federal voltada ao aumento da produtividade e competitividade das micro, pequenas e médias empresas brasileiras, por meio de soluções práticas, como consultorias, formação profissional e acesso a tecnologias. Com coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o programa é executado em parceria com SENAI, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e BNDES.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais