Brasil precisa de R$ 900 bilhões para cumprir meta do saneamento básico até 2033, diz Neuri Freitas

Neuri Freitas fala em Portugal sobre a meta estipulada pelo governo federal para o saneamento básico até 2033

“Temos menos de nove anos para atingir a meta estabelecida pela nova legislação brasileira”. O alerta é do presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, também presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), ao ressaltar em Portugal sobre a meta estipulada pelo governo federal para o saneamento básico até 2033.

Para Neuri Freitas, o Brasil necessitaria de um investimentos de cerca de R$ 900 bilhões para alcançar 90% de cobertura no tratamento de esgotos e 99% de distribuição de água potável até 2033.

Em Portugal, Neuri esteve à frente das negociações com a Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL) e outras operadoras do país, como forma de obter tecnologia para aplicar no sistema de saneamento básico brasileiro.

“Algumas instituições estão buscando parcerias com o setor privado, por meio de parcerias público privadas (PPPs), algumas seguindo, inclusive, o modelo que existe em Portugal”, comentou o presidente da Cagece.

(Blogdoeliomar com informações do site português Publico)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais