No jargão do futebol, um pênalti mal batido é dito que o batedor “telegrafou” para o goleiro, diante de um esporte centenário. Com o passar das décadas, o jargão se sustentou, quando sequer avançou para uma “carta” ou mesmo para um “fax”. Na modernidade, um “e-mail”.
Mas, no caso do argentino Lucero, na noite deste domingo (20), no Castelão, pode-se dizer que o atacante do Fortaleza passou um “zap” para o goleiro palmeirense Weverton e ainda deixou um “like” em um dos pênaltis mais mal cobrados na competição mais elitizada do futebol brasileiro.
A displicente cobrança, nos acréscimos do segundo tempo, impôs ao Fortaleza a derrota de 2 a 1 para o Palmeiras, na quinta rodada do Brasileirão, e ainda quebrou uma série de 24 jogos de invencibilidade como mandante, quando não perdia desde novembro de 2023. No Brasileirão do ano passado, o Fortaleza foi a única equipe invicta na condição de mandante.
O Palmeiras chegou a abrir 2 a 0, com gols de Torres e Flaco Lopes, o primeiro nos acréscimos da primeira etapa e o segundo logo após o retorno do intervalo. Antes do segundo gol palmeirense, o Fortaleza não teve uma penalidade confirmada de Micael sobre Calebe, quando o atacante do Leão foi calçado. Se desse para supor a “mensagem de voz” do VAR para o árbitro mineiro Paulo Cesar Zanovelli da Silva, seria um meme conhecido nas redes sociais: “Não foi nada! Se jogou, se jogou. Esperou o contato. O contato veio, viu que você tá marcando tudo”…
Enquanto os brasileiros do Leão – Davi Luiz, Calebe, Allanzinho e Dayverson – correram em campo, se jogaram em bolas e buscaram o gol, o argentino Lucero entrou no segundo tempo para frustrar quase 25 mil torcedores. Antes, Dayverson diminuiu para o Fortaleza, aos 25 minutos, após aproveitar bola na área de Allanzinho.
Em mais uma bola levantada na área, Dayverson disputou com o zagueiro Naves, que tocou a bola com o braço. Na cobrança do pênalti, Lucero chutou fraco, próximo ao lado esquerdo de Weverton.
Na onda das mensagens, alguém precisa passar um e-mail, um fax, um zap para o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, que há algo de errado com o Leão. Em último caso, pode telegrafar…