Categorias: Cotidiano

“Cafaz – boas práticas, melhoria contínua e sustentabilidade”

Kleber Junio é presidente da Cafaz

Com o título “Cafaz – boas práticas, melhoria contínua e sustentabilidade”, eis artigo de Kleber Junio Silveira, presidente da  Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários do Ceará (Cafaz). “Devemos ter a consciência de que o esforço em desenvolver boas práticas, por meio da melhoria contínua de processos, redundará em efetiva sustentabilidade, garantindo a continuidade do plano, a fim de que os associados, bem como a sociedade, reitero, sejam beneficiados com serviços de qualidade e a segurança de que necessitam, independentemente das circunstâncias”, expõ o articulista.

Confira:

A edição de O Povo de 13 de março de 2024 destaca o estado do Ceará com 1,4 milhão de beneficiários em planos médico-hospitalares. Uma análise da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), com base em dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), aponta que “os números reforçam o interesse do brasileiro pelo plano de saúde, movimento catalisado pela pandemia e que continua posteriormente ao período mais crítico”.

Ainda de acordo com a FenaSaúde, “o principal desafio continua sendo garantir a ampliação do acesso aos planos de saúde e a sustentabilidade do setor”, citando agravantes desafiadores como os tratamentos cada vez mais caros; as mudanças legislativas e regulatórias que deixam ao largo o impacto das medidas para o sistema de saúde e os beneficiários; o excesso de judicialização; o crescimento das fraudes; o envelhecimento populacional, com a queda do número de jovens nos planos de saúde. Sendo real o interesse dos cearenses pelos planos de saúde, e diante de tantas dificuldades enfrentadas, o que fazer para manter de pé um plano, em especial as autogestões? Primeiramente, o plano de saúde existe para servir aos seus associados, tanto quanto à sociedade, com o objetivo primordial de promover a melhoria da q alidade de vida daquele grupo de pessoas, contribuindo com o bem-estar coletivo, proporcionando ganhos de produtividade e sustentabilidade no longo prazo.

Devemos ter a consciência de que o esforço em desenvolver boas práticas, por meio da melhoria contínua de processos, redundará em efetiva sustentabilidade, garantindo a continuidade do plano, a fim de que os associados, bem como a sociedade, reitero, sejam beneficiados com serviços de qualidade e a segurança de que necessitam, independentemente das circunstâncias. Nesse contexto, a meta é acolher, promover a saúde e prevenir doenças, ou seja, cuidar da pessoa integralmente.

Importa esclarecer que a proteção das famílias, relativamente aos cuidados essenciais com saúde, equivale à satisfação das necessidades básicas com educação, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer e segurança. Seres humanos precisam ser valorizados, individual e coletivamente. Viver em paz e com saúde é, pois, o objetivo a ser alcançado pelos que lutam em favor da melhoria do bem-estar da comunidade.

Com essa visão, colegas fazendários irmanaram-se no propósito de criar um plano de saúde que proporcionasse segurança aos seus associados, na forma preventiva e emergencial. Hoje, como resultado de tão destemida iniciativa, temos a honra e a responsabilidade de dirigir a CAFAZ – Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais, fruto da visão de futuro de abnegados colegas da Secretaria da Fazenda – Sefaz.

Chegamos às três décadas de fundação do plano com muita credibilidade, enfrentando com tranquilidade as dificuldades de que trata a FenaSaúde. Vale ressaltar que, em sintonia com esse propósito, a Cafaz Corretora completa as atividades da Cafaz Saúde, visando a assegurar a vida e o patrimônio de seus beneficiários.

Ao longo deste ano e pelo próximo triênio, seguiremos dispostos a implementar medidas que provocarão mudanças efetivas, refletindo resultados positivos, tanto na Cafaz Saúde quanto na Cafaz Corretora. Dessa forma, gratidão e esperança nos acompanharão no período de 2024 a 2027.

*Kleber Junio Silveira,

Presidente da CAFAZ

kleber.silveira@cafaz.org.br

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais