Com quase 6 mil trabalhadores em atividade, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) decidiu substituir em grande parte o uso de copo descartável na empresa por um copo retrátil ecológico, lançando o “Copim”. A decisão faz parte das ações da política ambiental da companhia e chega para contribuir na redução de resíduos plásticos e minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte excessivo desses materiais.
Todas as pessoas que trabalham na Cagece estão recebendo o Copim. A ação conta com uma campanha interna de sensibilização ambiental, para alertar sobre a importância de se evitar o uso de copos plásticos de uso único, que são, geralmente, utilizados por um curto período de tempo e descartados em seguida.
Com a adesão ao uso do item ecológico, a expectativa da companhia é reduzir significativamente o uso e descarte de copos plásticos, podendo chegar a uma redução de até 4 milhões de descartáveis por ano.
“Um dos maiores problemas ligados à poluição de rios e mares é o descarte incorreto de resíduos sólidos, sobretudo de plásticos. Por isso é fundamental que as pessoas tomem consciência e reduzam ao máximo possível o uso desses materiais. E a Cagece trabalha diretamente com a água, portanto a conservação dos mananciais é fundamental em todos os âmbitos, haja vista ser o nosso maior insumo produtivo”, alerta Mônica Teles, engenheira ambiental da Gerência de Meio Ambiente da companhia.
O Copim ecológico da Cagece é feito de silicone retrátil, com cores variadas e traz a logo da companhia na tampa. Além da durabilidade, o item é prático e fácil de transportar, o que estimula sua utilização tanto no ambiente de trabalho quanto no dia a dia fora do expediente. Esta iniciativa da Cagece atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e contempla ainda a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), criada para incentivar as instituições públicas a adotarem práticas socioambientais, incluindo uma melhor gestão de resíduos sólidos para a promoção da sustentabilidade.
Eliano Dantas, engenheiro civil da Gerência de Contratações, Planejamento e Controle de Obras da Cagece, compreende que o consumo de plástico é uma pauta necessária e urgente diante do contexto da crise climática no mundo. “Esta ação da Cagece tem sido bem útil no meu dia a dia. Eu sou engenheiro civil, fiz especialização na área ambiental e essa minha pós-graduação aumentou mais ainda o meu cuidado em utilizar produtos reutilizáveis. Sempre levo também sacolas reutilizáveis para fazer as compras em supermercados”, relata o funcionário.
DETALHE – Estima-se que o tempo de decomposição de um copo plástico é de até 400 anos no meio ambiente. Depois desse tempo, o material se transforma em microplásticos que continuam contaminando a natureza e até o organismo humano.