Cagece aplica R$ 5 milhões em nova rede de esgoto no Centro de Itapipoca

Obras acontecem no Centro de Itapipoca. Foto: Divulgação

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará, através da Unidade de Negócio Bacia do Curu e Litoral (UNBCL), está realizando obra no Centro de Itapipoca: a substituição da rede coletora de esgoto. O investimento, segundo a assessoria de imprensa da companhia, é de R$ 5 milhões e a intervenção ocorre em duas frentes, prevendo a substituição de aproximadamente 10 mil metros de tubulações.

A antiga rede está sendo trocada por tubulações de PVC, um material mais moderno e resistente. A obra já conta com cerca de 55% de execução e a conclusão está prevista para dezembro de 2025. Até o momento, cerca de 2 mil ligações estão sendo contempladas, incluindo novas conexões e padronizações das existentes.

De acordo com o gerente da unidade, Edmilson Macêdo, a obra vai solucionar problemas históricos de extravasamento na região. “Nosso principal objetivo é promover mais qualidade de vida e saúde para a população. A rede anterior, instalada há mais de 50 anos, estava obsoleta e com a vida útil comprometida, sem capacidade de atender à atual demanda. Já observamos resultados positivos, com trechos concluídos que não apresentam mais rompimentos”, afirma.

Além da nova tubulação, o projeto também contempla a implantação de 500 novas ligações e a padronização das já existentes. “Alguns comércios tinham várias conexões em uma única caixa. Estamos reorganizando tudo, padronizando as ligações para garantir mais eficiência. Com as novas ligações, chegaremos a 2 mil unidades, beneficiando diretamente uma população de cerca de 10 mil pessoas, entre moradores e comerciantes”, complementa Edmilson.

Para a execução dos serviços, a Cagece elaborou um planejamento detalhado e o apresentou à Autarquia Municipal de Trânsito, visto que a obra envolve a interdição de vias no Centro da cidade.

A UNBCL também conta com o apoio da Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris), que realiza ações de sensibilização junto aos moradores e comerciantes da área, destacando a importância da obra, seus benefícios e a necessidade da padronização.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias