Categorias: Economia

Cagece cumpre agenda de intercâmbio na Espanha e em Omã

Em busca de soluções para o quadro climático. Foto: Divukgação

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará cumpriu agenda internacional na Espanha e em Omã. Foi na primeira semana deste mês de fevereiro, quando conheceu experiências bem-sucedidas nas áreas de reúso e dessalinização de água. A programação de visitas técnicas e intercâmbio foi coordenada pela Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso de Água (ALADYR), com a participação de CEOs de companhias de saneamento associadas à Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE).

Pela Cagece, participaram o presidente Neuri Freitas e o diretor de Engenharia, José Carlos Asfor. Durante a agenda na Espanha, os representantes da companhia estiveram nas cidades de Madrid e Vigo. Na capital espanhola, ocorreram encontros técnicos voltados à apresentação de experiências e tecnologias aplicadas ao reúso de água e à dessalinização, com foco em soluções já consolidadas e em modelos de gestão eficientes adotados em diferentes contextos urbanos.

Já na cidade de Vigo, a comitiva realizou visita técnica à Estação de Tratamento de Águas Residuais e Reúso de Lagares, referência internacional pela adoção de processos avançados de tratamento, eficiência operacional e aproveitamento sustentável dos recursos hídricos. A visita permitiu conhecer, na prática, sistemas que contribuem para a ampliação da oferta hídrica a partir do reúso seguro de efluentes tratados.

Rota de Omã

A programação internacional também incluiu passagem por Omã, país reconhecido mundialmente por sua expertise em dessalinização.

No local, os representantes da Cagece visitaram a planta de dessalinização Ghubrah III, que se encontra em fase de obras e promete ser uma das mais modernas da região, utilizando tecnologia de ponta para produção de água potável a partir da água do mar, com elevado padrão de eficiência e sustentabilidade.

Agenda proveitosa

Para o presidente da Cagece, Neuri Freitas, a agenda internacional representou uma oportunidade estratégica para o fortalecimento institucional da companhia.

“Uma agenda de intercâmbio muito proveitosa onde conhecemos soluções sustentáveis na área de segurança hídrica, especialmente reúso e dessalinização de água. Uma oportunidade também de trocar experiências, buscar inovação e fortalecer parcerias que contribuam para que possamos avançar ainda mais na modernização da gestão da água no Ceará”, destacou.

Mudanças climáticas 

As experiências observadas ao longo da missão internacional serão fundamentais para subsidiar a busca por soluções aplicáveis aos desafios hídricos enfrentados pelo Ceará, especialmente diante dos impactos das mudanças climáticas e da necessidade de diversificação das fontes de abastecimento.

Nesse contexto, os conhecimentos adquiridos também contribuem para o avanço de projetos estruturantes, como a implantação da Dessal, reforçando o compromisso da Cagece com a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais