Com capacidade para tratar 20,8 milhões de litros de esgoto por mês, coletado de 1.158 imóveis, a Cagece e a Ambiental Ceará deverão entregar em setembro a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade de Santana do Cariri, no Sul do Ceará, a 523 quilômetros de Fortaleza.
“A construção da ETE em Santana do Cariri é um retrato dos frutos que essa parceria com a Ambiental Ceará irá gerar em todos os municípios atendidos pela PPP. Nossa principal missão é darmos cumprimento ao Marco Legal atingindo a universalização, apontou o diretor de Gestão de Parcerias da Cagece, Luciano Arruda, durante o lançamento da obra, semana passada.
“Está sendo uma obra de grande impacto para a cidade porque vai trazer uma transformação histórica. A construção dessa ETE vai permitir que, pela primeira vez, os moradores tenham acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e a todos os benefícios relacionados a esse serviço. Será o fim dos esgotos correndo a céu aberto, das doenças causadas por essa situação, e o início de uma nova etapa na rotina da cidade”, ressaltou o diretor-executivo da Ambiental Ceará, Danilo Almeida.
Já o assessor especial de Assuntos Municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno, destacou que o momento reforça o compromisso do Ceará com a universalização, “o investimento de quase R$ 10 milhões reflete como um avanço do Estado na oferta dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, especialmente pelos benefícios na saúde, na educação e economia”, disse.
O projeto prevê, ainda, duas expansões na estação de tratamento, permitindo que, até 2032, ela consiga receber e tratar cerca de 31,1 milhões de litros de esgoto por mês, coletados dos mais 2.463 imóveis da sede do município.