Categorias: Economia

Cagece doa 42,5 kg de lacres metálicos para a aquisição de equipamentos de acessibilidade

Neuri Freitas é presidente da Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realizou, durante este mês de agosto, mais uma doação de lacres de latas de alumínio, por meio da campanha “Eu Ajudo na Lata”, criado pela Unimed Brasil. Somente em 2024, a companhia já doou 42,5 kg de lacres metálicos, armazenados em garrafas PET. O valor da venda do material é revertido para a compra de cadeiras de rodas, muletas e andadores, que são doados para instituições que atendem pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida no Ceará.

A Cagece atua como parceira da ação desde 2023 e desde o início da arrecadação, já doou o montante de 78,9 kg lacres metálicos. Mônica Teles, engenheira ambiental da Cagece, detalha que a ação se relaciona com o programa de Coleta Seletiva Solidária, que compõe a Política Ambiental da Cagece, nos eixos de resíduos sólidos e educação ambiental.

“O metal é altamente reciclável e considerado um material nobre na cadeia de reciclagem. Sempre reforçamos que a latinha pode ser mandada para a coleta seletiva e o lacre pode ser guardado para a campanha, que além de ser reciclado, irá fomentar uma ação social dentro do nosso estado, ajudando pessoas que necessitam de equipamentos que auxiliam a locomoção”, afirma Mônica.

A analista de responsabilidade social da Unimed Fortaleza, Alyne Jales, reforça que “a gente tem muita gratidão por essa campanha, pelos nossos parceiros externos e por ter a Cagece, que é uma gigante do nosso estado, presente junto com a gente”.

Campanha interna

Para acelerar a arrecadação dos lacres metálicos entre os colaboradores, a Cagece adotou a campanha interna “Lacre Solidário”. Cada uma das unidades da companhia na capital e no interior atua como ponto de coleta de materiais. O colaborador que preenche uma garrafa PET com os lacres, recebe como brinde uma bolsa produzida pelas artesãs do Programa Reciclocidades com materiais recicláveis.

Desde 2009, o Programa Reciclocidades da Cagece desenvolve atividades para gerar trabalho e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da transformação de resíduos sólidos em novos produtos passíveis de comercialização.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais