Categorias: Economia

Cagece e Grupo AFD firmam contrato inédito de R$ 1,2 bilhão para saneamento sustentável

Neuri Freitas, presidente da Cagece, e dirigentes do Grupo AFD. Foto: Divulgação

A Cagece encerrou a última semana assinando um contrato inovador e inédito no Brasil com o Grupo Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O acordo, no valor de R$ 1,2 bilhão (200 milhões de euros), deve fortalecer a trajetória sustentável da companhia e apoiará a universalização dos serviços de água e esgoto no estado até 2033.

A solenidade de assinatura aconteceu no Auditório Walter Nogueira, no BS Design, na ultima quinta, e contou com a presença do presidente da Cagece, Neuri Freitas, do Cônsul-Geral da França em Recife, Serge Gas, e do diretor regional da AFD no Cone Sul, Dominique Hautbergue.

“Esse modelo de captação de recursos coloca a Cagece como vitrine nacional para as outras companhias públicas de saneamento que desejam inovar. Hoje temos uma Cagece muito mais fortalecida, com políticas de sustentabilidade e conformidade que nos permitiram firmar este contrato”, destaca Neuri Freitas.

Empréstimo

O contrato com o Grupo AFD é um empréstimo _corporate_ de trajetória sustentável — o primeiro do tipo no Brasil — que financiará a transformação estrutural da Companhia, não se limitando a obras pontuais. A iniciativa se baseia em uma folha de rota coconstruída pela AFD e pela Cagece, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à resiliência climática.

Segundo Dominique Hautbergue, diretor da AFD no Brasil, “esse projeto reflete nossa capacidade de construir, com nossos parceiros, soluções sob medida, eficazes e alinhadas às suas prioridades. Partindo das necessidades concretas, conseguimos propor um instrumento inovador e adaptado à sua trajetória de transformação. A abordagem se insere no compromisso do Grupo AFD de apoiar políticas públicas de universalização dos serviços essenciais, em especial o ODS 6 – água e saneamento para todos”.

*O financiamento se apoia em três eixos principais:

– Melhoria da eficiência dos serviços: com foco na redução de perdas de água, ampliação do acesso ao saneamento e otimização de compras públicas.
– Reforço do desempenho ESG: promovendo segurança no trabalho, igualdade de gênero, transparência e gestão de riscos ambientais.
– Integração plena das questões climáticas: por meio da avaliação de riscos físicos e financeiros, definição de estratégias de adaptação e mitigação, e promoção de soluções baseadas na natureza.

Para o cônsul-geral da França em Recife, Serge Gas, o acordo ilustra o compromisso da França em apoiar a trajetória sustentável das empresas de água e saneamento no Brasil. “Este projeto tem potencial para transformar a vida de milhões de habitantes do Ceará, ampliando o acesso ao saneamento e reduzindo as perdas de água, ao mesmo tempo em que promove a resiliência climática do Estado. É uma honra para a França colaborar com a Cagece e o Governo do Ceará para melhorar a qualidade de vida da população”.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais