Categorias: Economia

Cagece fecha acordo com grupo francês na área do desenvolvimento sustentável do saneamento

Neuri Freitas, presidente da Cagece, e o representante da AFD. Foto: Divulgação

Um memorando envolvendo a Cagece e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) foi assinado, nessa quarta-feira (19), entre os dois entes com o objertivo de fortalecer a cooperação no desenvolvimento sustentável e inclusivo no setor de água e esgotamento sanitário no Ceará. O documento foi assinado pelo presidente da Cagece e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Neuri Freitas, e pelo diretor-executivo do Grupo AFD, Laurent Biddiscombe

O acordo aborda temas como o fortalecimento da sustentabilidade financeira da Cagece, o aumento da resiliência climática de suas infraestruturas, o combate às desigualdades e a promoção de soluções inovadoras para o setor. Ele prevê ainda a implementação de projetos que promovam a equidade de gênero e o desenvolvimento sustentável e resiliente do saneamento.

Gestão Estratégica

O memorando estabelece um quadro institucional, estratégico e programático para a cooperação entre as duas instituições, alinhado com o Plano de Gestão Estratégica e Comercial 2025-2029, da Cagece e com a estratégia da AFD no Brasil para o período 2024-2027.

“O setor de saneamento possui papel fundamental dentro do contexto das mudanças climáticas, na promoção de práticas sustentáveis e na melhoria das condições de vida das pessoas. O memorando assinado hoje representa não apenas um compromisso, mas também uma responsabilidade assumida pela Cagece, em cooperação com a AFD, na construção de um mundo mais justo e sustentável,” destaca Neuri Freitas.

Este Memorando de Entendimento representa um passo fundamental para consolidar a cooperação estratégica entre Brasil e França na área de desenvolvimento sustentável, reafirmando a missão da AFD e da Cagece de contribuir para mitigar as mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida da população.

O diretor da AFD, Laurent Biddiscombe, destacou a importância desta colaboração: “A AFD está reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável no Brasil, apoiando a Cagece em sua estratégia de sustentabilidade financeira e sua contribuição para o combate às mudanças climáticas.”, completou Laurent.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais