Categorias: Economia

Cagece fica em 2º lugar no Ranking Transparência da Controladoria Geral do Estado

Neuri Freitas é presidente da Aesbe e da Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) ficou em segundo lugar na Avaliação da Transparência referente ao ano de 2023, divulgada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) em janeiro. De acordo com o ranking, a companhia obteve a nota de 98,08%, o que representa um avanço significativo em relação à nota de 91,80%, conquistada em 2022. Somente em 2023, a Cagece recebeu mais de 7,4 mil solicitações, sendo a empresa mais demandada dentre as instituições da administração direta e indireta.

A avaliação considera diversos critérios, divididos em duas classificações. A primeira é a transparência ativa, que analisa a divulgação de informações atualizadas no site institucional. A segunda é a transparência passiva, relacionada ao atendimento às solicitações de dados pelos cidadãos, conforme estipulado pela Lei de Acesso à Informação, a Lei das Estatais e a Lei de Proteção ao Usuário do Serviço Público.

“Essa evolução demonstra o empenho contínuo da companhia quanto à transparência e prestação de contas, em especial em relação à transparência ativa, que alcançou a nota máxima de 100%. A conquista não apenas reforça o posicionamento da Cagece como uma empresa que valoriza a transparência e a participação cidadã, mas também reflete seu esforço em democratizar o acesso à informação”, comemorou Michele Arlinda, gerente de Governança, Riscos e Conformidade.

Portal da Cagece

Ao disponibilizar informações de forma objetiva e acessível no Portal da Cagece, a companhia facilita o acesso dos cidadãos às informações de interesse, sem que seja necessária a formalização de solicitações específicas.

Além disso, desde 2020, a Cagece conta com o Comitê Setorial de Transparência, com o objetivo de assegurar o cumprimento das normas relacionadas ao acesso à informação de forma eficiente. A medida reafirma o compromisso da Cagece em promover a transparência e fortalecer os laços de confiança com a sociedade.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais