Por ocasião do 29º Encontro dos Profetas da Chuva, realizado nesse fim de smana, em Quixadá (Sertão Central), os diretores da Cagece, José Leite Cruz, Carlos Salmito e Luciano Arruda, foram homenageados pelo apoio dado a um dos mais tradicionais eventos de preservação da cultura popular no Brasil. Isso na fala feita pelo secretário do Desenvolvimeto Agrário do Estado Moisés Braz.
Realizado anualmente, o encontro reuniu 31 profetas que apresentaram suas previsões para a quadra chuvosa de 2025. Segundo Helder Cortez, idealizador do evento, o consenso entre os participantes indica que as chuvas no Ceará serão dentro ou acima da média.
A expectativa é que a previsão dos profetas seja confirmada no próximo dia 21, data que a Funceme divulgará seu primeiro prognóstico.
Curiosamente, ano passado foram os profetas que acertaram, uma vez que contraditaram as previsões negativas da Funceme de que, em 2024, as chuvas viriam abaixo da média. Deu o contrário: um inverno superior à média pluviométrica, conforme constatado pelos pelos profetas.