A Cagece está iniciando mais uma obra voltada para a segurança hídrica de Fortaleza. Os serviços consistem na setorização estratégica do abastecimento de 55 bairros e fazem parte do programa Águas do Ceará, que atende aos Distritos de Medição e Controle (DMCs) na capital e em parte da Região Metropolitana. Setorizar o abastecimento possibilitará mais controle da pressão e da vazão da água, proporcionando equilíbrio na distribuição de água entre os bairros, reduzindo ocorrências de perdas de água, adianta a companhia.
Ao todo quase R$ 109 milhões, entres recursos próprios e provenientes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), estão sendo investidos nessa iniciativa que beneficiará aproximadamente 1.354.259 pessoas. Por meio da setorização do abastecimento, o projeto tem como objetivo além da redução de perdas de água, a adequação da vazão e pressão, garantindo a continuidade da distribuição em condições otimizadas.
Dentro do projeto serão implementadas também ações que visam melhorar a infraestrutura da rede de distribuição, a oferta de água e otimizar o sistema hidráulico, incluindo a identificação e reparo de vazamentos, inclusive os não visíveis, substituição e implantação de cerca de 8 km de redes de distribuição, substituição de 73 mil hidrômetros e ainda padronização de 16.500 ligações de água. Atualmente, além de Fortaleza, a Cagece realiza obras de DMCs em Maracanaú e Juazeiro do Norte.
Pedro Cavalcante, gerente de perdas da Cagece, afirma que as obras dos DMCs têm como objetivo a universalização dos serviços no estado. “Trazem o viés de melhoria do sistema e de aumento da eficiência operacional. Não são apenas as obras de setorização, mas também implantação de uma automação moderna, de monitoramento e de uma eficiente gestão de perdas. Além disso, propiciam um diagnóstico dos sistemas, o que acaba se tornando base para outras obras. Dessa forma, identificando falhas e acertos, conseguimos trabalhar de forma assertiva constantemente para otimização dos serviços. Essa forma de trabalhar é o pano de fundo para o atingimento das metas de universalização”.
Águas do Ceará
O conjunto de obras, ações e melhorias do sistema de abastecimento e distribuição de água do estado agora tem nome e identidade visual: Águas do Ceará. A ideia da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) surgiu a partir da necessidade de facilitar o acesso via comunicação social com a população, por meio de uma nomenclatura mais acessível e de fácil entendimento. Além disso, outro objetivo é tornar única a identidade visual dos mais diferentes tipos de serviços hídricos realizados pela empresa.
Dentro do pacote que contempla o escopo de serviços hídricos do estado estão melhorias nos sistemas já existentes, construções de novos sistemas e até mesmo obras estruturantes como ampliações e manutenção.