Categorias: Cidadania

Cagece instala sistema de abastecimento de água e esgoto na turística Praia do Preá

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, comandou a visita. Foto: Divulgação

A Cagece executa,em ritmo célere, uma importante obra de infraestrutura no município de Cruz, na região da praia do Preá, um dos destinos turísticos que mais cresce e recebe visitantes no litoral cearense. O empreendimento contempla a implantação de sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida.

O sistema de esgotamento sanitário foi projetado para atender cerca de 90% da população, em conformidade com o Marco Legal do Saneamento, utilizando tecnologias robustas e adequadas para o tratamento dos efluentes, com foco na preservação ambiental. Ao final do projeto, aproximadamente 20 mil habitantes serão beneficiados com mais segurança hídrica e sanitária.

Ordenamento urbano

Além de ampliar o acesso aos serviços de saneamento básico, a obra representa um avanço significativo no ordenamento urbano da região, contribuindo para a melhoria das condições ambientais e o fortalecimento da atividade turística. O escopo da obra inclui a construção de uma estação elevatória, 61,8 km de rede de distribuição de água, 58,8 km de rede coletora de esgoto, uma Estação de Tratamento de Água (ETA), uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), 3,4 km de linhas de recalque e 7 km de galerias de drenagem de águas pluviais. O investimento total é de R$ 99,9 milhões, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2027.

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, esteve acompanhando o andamento das obras. Segundo ele, a intervenção atende a uma demanda crescente da região. “Essa obra surge pela crescente demanda na praia do Preá, que tem se tornado um dos destinos mais procurados do Ceará. Com o aumento de visitantes, comerciantes e moradores nessa região se faz necessário a intervenção, visando o melhor atendimento, evitando possíveis transtornos de falta de água e colapsos na rede de esgoto”, destacou.

O andamento dos serviços também foi acompanhado pelo secretário estadual das Cidades, Zezinho Albuquerque, que ressaltou a importância estratégica do investimento. “O Governo do Estado tem dado celeridade para essa obra pois ela contempla diretamente a promoção da saúde e qualidade de vida para a população. Com esse investimento, também estamos incentivando o turismo local, que impacta diretamente a geração de emprego e renda dos residentes. Fico feliz em acompanhar que a obra se encontra em um estágio avançado e logo em breve esse avanço se tornará uma realidade”, afirmou.

“Estamos falando de uma obra estruturante, que prepara o Preá para continuar crescendo de forma organizada, sustentável e com respeito ao meio ambiente. Nosso objetivo é garantir que moradores, empreendedores e turistas tenham acesso a serviços de saneamento eficientes, hoje e nas próximas décadas”, acentuou Neuri Freitas.

A visita na obra também contou com participação do prefeito de Cruz, Dery Muniz, além de comitiva da Cagece, composta pelo diretor de Unidades de Negócio do Interior, Carlos Salmito, pelo superintendente de Obras, Richard Brown, juntamente com outros gestores e gerentes de unidades.

SERVIÇO

*Confira mais detalhes na edição do Que Obra é Essa?

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais