Categorias: Economia

Cagece integra Comitê Executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico de Fortaleza

Hora de tocar e acompanhar obras. Foto: Divulgação

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) pássou a integrar o Comitê Executivo que revisa o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Fortaleza. Com a atualização, o documento deve ficar alinhado às diretrizes definidas no Novo Marco Legal do Saneamento que estabelece que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água tratada e 90% tenha coleta e tratamento de esgoto. A expectativa é que o plano seja finalizado em 2025, informa a assessoria de imprensa da Cagece.

O PMSB é o instrumento de planejamento do município onde constam os diagnósticos das quatro vertentes do saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais), bem como os programas, projetos e ações de curto, médio e longo prazos necessários para alcançar a universalização dos serviços.

A gerente de Universalização e Concessão da Cagece, Veroneide Fernandes explica que o município de Fortaleza iniciou a revisão do plano e a coleta de dados no início deste ano. “A Cagece foi convidada para participar do Comitê Executivo que vai analisar e validar os dados que a consultoria contratada para elaborar o plano está coletando”. A Comissão também é composta por representantes do poder executivo municipal e dos prestadores de serviços como Ecofor, Marquise e Ambiental Ceará.

Veroneide acrescenta que a participação da companhia na elaboração do PMSB é fundamental para nortear o planejamento da empresa. “Quando o município faz um bom diagnóstico do serviço e destaca os projetos e as ações que serão realizados, contribui para que a Cagece planeje as ações e destine os recursos de maneira mais assertiva”, acrescenta.

A expectativa é que nos próximos dois anos seja elaborado o Plano Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, composto pelos planos microrregionais, contribuindo para a convergência entre as ações para cumprimento das metas dos contratos e dos planos de saneamento básico.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais