A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) marcou presença na 62ª Convenção dos Órgãos Subsidiários de Assessoramento Técnico e Implementação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (SB62), realizada em Bonn, na Alemanha. A convenção é uma etapa preparatória fundamental para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém do Pará.
Como integrante da delegação brasileira no evento, a Cagece apresentou experiências inovadoras em curso no Ceará e destacou o papel do saneamento na agenda climática global, além da necessidade de inserção efetiva do setor nas agendas de adaptação e financiamento climático.
Representando a Cagece, a convenção SB62 contou com a presença do assistente de Inovação da Gerência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da companhia, Thiago Dantas, e da consultora de financiamento climático e CEO da Aba Climate Solutions, Beatriz Azevedo.
Considerando que o saneamento é um dos mais afetados com a crise climática, a participação da Cagece na convenção foi estratégica e também uma oportunidade de fortalecimento de parcerias e articulação de ações de financiamento para o setor no Ceará e no Brasil.
“O que a gente vem observando é que o Brasil é um dos países mais avançados no quesito de estabelecimento de metas ambientais e climáticas no mundo. Atualmente, o governo brasileiro está elaborando o novo Plano Clima, que vai trazer uma atenção maior com relação à gestão de resíduos e um olhar sobre o saneamento. Tendo uma política pública de mudança climática voltada para o setor, teremos como alocar recursos e visualizar apoios financeiros para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e reduzir também as nossas emissões”, destaca Thiago Dantas.
Durante a convenção, a Cagece apresentou o projeto da Usina-Modelo de Valorização Energética de Biogás e Lodo, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e também o Programa Proativo de Secas. Duas iniciativas alinhadas ao compromisso com a sustentabilidade e com os desafios da universalização dos serviços de água e esgoto no Ceará.
A convenção SB62 reuniu órgãos nacionais e internacionais e a participação da Cagece se deu em virtude da atuação da companhia junto ao Mitigation Action Facility (MAF), um mecanismo de financiamento que surgiu com o objetivo de ajudar países em desenvolvimento e economias emergentes em seus esforços para o combate às mudanças climáticas. (Com site da Cagece).