Categorias: Economia

Cagece monitora, com dataloggers, pressão da água para garantir eficiência no abastecimento

Equipamento não influencia no consumo. Foto: Divulgação

A Cagece reforça investimentos em tecnologia para aprimorar a qualidade do abastecimento de água. Uma das soluções adotadas é o datalogger, equipamento moderno que registra, de forma automática e contínua, a pressão hidráulica na rede de distribuição.

O datalogger mede e armazena dados de pressão, permitindo que a Cagece monitore o comportamento da rede em tempo real. A tecnologia ajuda a identificar vazamentos, obstruções e variações de pressão, possibilitando uma resposta mais rápida e eficaz. Isso reduz perdas de água e evita prejuízos ao sistema, garantindo um serviço de maior qualidade para a população.

De acordo com Herivanda Gomes, coordenadora da Gerência de Combate às Perdas da Cagece, o uso da tecnologia é essencial para a eficiência do sistema.

“O datalogger ajuda a identificar, com maior precisão, os pontos de atenção na rede. Assim, conseguimos agir de forma mais rápida, além de reduzir as perdas de água, garantindo que a população receba o serviço com mais qualidade e regularidade”, destaca.

Quadro atual

Atualmente, a Cagece utiliza cerca de 1.200 equipamentos de monitoramento de pressão, incluindo dataloggers instalados em pontos estratégicos e em situações pontuais que exigem medições específicas.

Os dataloggers são instalados em caixas de proteção, mas também podem ser colocados temporariamente em caixas de hidrômetros ou torneiras de clientes.

DETALHE – A instalação desses equipamentos não afeta o consumo ou o abastecimento de água.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais