Categorias: Economia

Cagece reduz custos com energia usando placas solares em Fortaleza

Energia fotovoltaica gerando economia. Foto: Divulgação

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa ter conseguido, em seis anos, com o uso de placas fotovoltaicas, uma economia de R$ 312 milhões. Até abril último, já foram mais de 687 MWh (MegaWatt hora) produzidos de energia limpa e renovável pela empresa, uma quantidade mais do que o suficiente para atender o prédio da companhia onde a placa solar está instalada, no bairro Vila União, em Fortaleza. O excedente é utilizado pela Loja de Atendimento Conceito, localizada no bairro Aldeota.

Atualmente, a Cagece possui 270 placas fotovoltaicas instaladas e o futuro é a expansão do uso de energia solar nos modelos de geração distribuída e autoprodução, por meio da empresa Sane Energia, uma sociedade de propósito específico da companhia, responsável pela geração e venda de energia renovável.

Os resultados obtidos até o momento pela Cagece com as placas solares evidenciam uma estratégia eficaz de redução de custos operacionais e promoção de práticas sustentáveis. “É reflexo de ações estratégicas bem estruturadas realizadas por excelentes técnicos e gestores da Cagece na área de energia. Acredito que, nos próximos anos, a economia de energia da companhia aumentará significativamente com o apoio da Sane Energia, a partir da implantação de novas usinas fotovoltaicas”, destaca Ronner Gondim, superintendente de Sustentabilidade da Cagece.

Com a instalação das placas solares, a companhia passou a realizar o monitoramento da produção de energia, assim como os dados meteorológicos que influenciam a geração. A Gerência de Controle, Desenvolvimento e Eficiência Operacional com apoio da Gerência de Manutenção Estratégica da companhia, desenvolveu um sistema por onde é possível observar indicadores relativos à geração da planta e diversos alarmes de proteção e atenção para o correto funcionamento.

Capacitação

Profissionais das áreas de negócios sustentáveis e eficiência energética da Cagece estão se especializando em Gestão de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde. A capacitação é promovida pela própria companhia em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O Curso está sendo realizado em formato in company, ou seja, dentro da própria companhia, com uma turma composta por 30 participantes. O objetivo desta iniciativa é ampliar o conhecimento sobre as novas tendências e tecnologias em energias renováveis e hidrogênio verde.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais