Categorias: Ceará

Cagece substitui redes de distribuição em Maranguape para garantir mais qualidade no abastecimento

Investimento na troca da tubulação para melhorar o atendimento. Fot: Divulgação

A Cagece está promovendo a substituição das redes de distribuição e adutoras no município de Maranguape (Região Metropolitana de Fortaleza). O objetivo é a melhoria da qualidade do serviço ofertado à população, além de ampliar a eficiência operacional do sistema de abastecimento de água da cidade.

Com a troca das tubulações antigas, a ação reduz a perda de carga ao longo da rede, proporcionando também a diminuição de ocorrências de vazamentos, com impacto direto na redução das perdas físicas de água e melhoria na continuidade do abastecimento. Para não gerar maiores intervenções nas vias, a Cagece tem utilizado, na grande maioria das obras, o método não destrutivo, preservando a estrutura dos espaços e dispensando a abertura de valas.

Investimento

As obras contam com investimento total de R$13,4 milhões, viabilizados por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ao todo, estão sendo implantados mais de 9,5 mil metros de rede e realizados 1.460 ramais de ligação, beneficiando diretamente milhares de moradores de Maranguape.

“As melhorias na infraestrutura de abastecimento em Maranguape são fundamentais para garantir mais segurança e regularidade no fornecimento de água. Esse tipo de obra reduz perdas, melhora a eficiência do sistema e eleva o padrão da água que chega às casas da população”, destaca Eduardo de Freitas, gerente da Unidade de Negócio da Bacia Metropolitana Oeste (BMO) da Cagece.

Em conclusão

Atualmente, os serviços estão em estágio avançado, com mais de 95% da execução concluída. A previsão é de que as obras sejam finalizadas nos próximos meses, reforçando o compromisso da companhia com a modernização e a sustentabilidade dos sistemas de abastecimento em todo o estado.

A iniciativa faz parte do conjunto de ações estruturantes da Cagece voltadas para a melhoria contínua dos serviços prestados, com foco na universalização do saneamento e na preservação dos recursos hídricos. Além de Maranguape, outros municípios também estão sendo contemplados com obras de requalificação de redes e adutoras, dentro do planejamento estratégico estabelecido pela companhia.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais