Calé Alencar comemora 70 anos com show no CCBNB Fortaleza

Calé dividirá o palco com os filhos. Foto: Divulgação

Calé Alencar, mestre da música do Ceará, vai comemora seus 70 anos com show nesta quarta-feira, às 20 horas, no CCBNB Fortaleza. Ele levará ao palco o espetáculo “Mucuripe, Mares e Marés”.

As memórias afetivas e culturais de Calé e sua infância, vivida na orla de Fortaleza, mais precisamente em locais como Mucuripe, Volta da Jurema, Avenida Beira Mar e Varjota, são a fonte de inspiração desse musical que terá as participações especiais de dois filhos do artista, Clara Dourado e João de Calé, que subirão ao palco para cantar com o pai.

Perfil

Com uma carreira que completa cinco décadas em 2025, Calé Alencar é reconhecido por sua profunda conexão com a música popular brasileira e a cultura tradicional do Ceará, destacando-se especialmente por sua participação no carnaval de rua de Fortaleza desde 1994. Mucuripe, Mares e Marés traz à tona as primeiras lembranças de Calé sobre Fortaleza, remetendo à sua infância e unindo referências e canções inspiradas no litoral cearense à sua vasta experiência musical. Prometendo uma noite de poesia e sonoridade únicas, Calé será acompanhado pela banda Como Um 5 Fosse 1 Trio, composta por Alan Kardec (guitarra e bandolim), Romualdo Filho (contrabaixo) e Nilton Fiore (percuteria).

Calé Alencar integrou o evento multicultural Massafeira Livre, participando de três faixas no álbum duplo lançado em 1980. Entre seus primeiros registros fonográficos estão os álbuns Um Pé em Cada Porto (1990) e Estação do Trem Imaginário (1992). Ao longo de sua carreira, Calé lançou um total de 15 álbuns. Mucuripe, Mares e Marés propõe uma reflexão sobre o tempo, o pertencimento e a relação com o território. O projeto, que tem uma forte conexão com a identidade de Fortaleza, é um convite para o público mergulhar nas histórias e memórias que celebram a vida, a arte, a música e o ofício de cantar e compor, a partir das experiências afetivas de Calé e da Fortaleza vista a partir do mar, com suas inspirações, movimentos e canções.

SERVIÇO

*Centro Cultural Banco do Nordeste – Rua Conde D’eu, 560 – Centro, Fortaleza.

*Entrada franca.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais