A Câmara de Fortaleza concedeu a Medalha Dr. Periguary de Medeiros ao médico Ismar Vilanova e Silva Neto em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde pública da cidade. Realizada no Plenário Fausto Arruda, na última segunda-feira,1º, por iniciativa do vereador Luciano Girão (PDT), através do requerimento 7471/2025, a solenidade reuniu familiares, amigos e colegas de profissão.
Presidida pelo vereador Luciano Girão (PDT) , a mesa dos trabalhos foi composta pela secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo; Esther Falcão, coordenadora do serviço de diagnóstico por imagem do Instituto Dr. José Frota (IJF), e o homenageado, Ismar Vilanova.
Trajetória
Ismar Vilanova e Silva Neto nasceu em Fortaleza em 1982 e passou parte da infância em Ribeirão Preto, onde estudou até os 12 anos. De volta à capital cearense, concluiu o ensino fundamental e médio no Colégio Christus. Aos 17 anos, foi aprovado em Medicina na Universidade Federal do Ceará, formando-se em 2005. Destacou-se como monitor e bolsista de iniciação científica do CNPq, participou de congressos nacionais e ganhou experiência prática em estágios no Hospital Gonzaguinha da Barra do Ceará e no Hospital de Messejana.
Após a graduação, atuou por dois anos no Programa Saúde da Família e, em 2008, iniciou residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Instituto Nacional do Câncer, concluída em 2011. A formação avançada seguiu em São Paulo, com três fellowships, incluindo especialização em radiologia musculoesquelética. Em Fortaleza, integrou a equipe da Clínica Bogus Boyardjian e, desde 2012, é sócio e responsável técnico da Clínica Metropolitana Imagem. Também atua na Vida Imagem do Hapvida, no Hospital Regional Unimed de Fortaleza e no Hospital Unimed Sul.
Durante a pandemia, foi o único radiologista voluntário nos hospitais da Unimed a atender pacientes internados, inclusive em áreas fechadas, assumindo plantões extras. No Instituto Doutor José Frota (IJF), teve papel essencial na linha de frente, garantindo a continuidade dos diagnósticos de imagem. Radiologista concursado do IJF desde 2020, assumiu em 2024 a coordenação da Residência Médica em Radiologia, reforçando sua contribuição acadêmica e científica nas áreas de farmacologia e radiologia.