Categorias: Política

Câmara de Fortaleza aprova ajustes no IPTU e na iluminação pública com votos contrários da base do prefeito

Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza

Vereadores de Fortaleza aprovaram nesta quinta-feira (27), por 31 votos favoráveis e 10 votos contra, os ajustes no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), na Contribuição de Iluminação Pública (CIP), além do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

O projeto de autoria do Executivo Municipal adequa o valor do IPTU, ao menos uma vez a cada quatro anos, de acordo com a valorização dos imóveis. Já a alíquota da iluminação pública estabelece um percentual de 15% de investimento no sistema de monitoramento, além de prever a iluminação nos postes de ruas e avenidas com lâmpadas LED. A proposta da Prefeitura também isenta 51 mil residências, ao invés das atuais 16 mil.

Os benefícios, no entanto, não foram capazes de sensibilizar uma parte da base de apoio do prefeito, que dobrou o número de votos contrários esperados.

Adriana Gerônimo, do PSOL, alegou que as adequações não seria uma obrigação do município de Fortaleza, mas opcional, assim como era a taxa do lixo, criada pelo ex-prefeito Sarto.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais