Categorias: Política

Câmara de Fortaleza lança plataforma de dados populacionais, equipamentos públicos e indicadores sociais

Leo Couto apresenta a plataforma Zona de Observação e Inovação. Foto: Divulgação

O presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB), apresentou, nessa segunda-feira (9), na Estação das Artes, no Centro, a plataforma Zona de Observação e Inovação (ZOI), em uma parceria com a parceria com a Universidade Federal do Ceará e o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede).

A iniciativa coloca o Legislativo de Fortaleza entre as casas parlamentares pioneiras do país na adoção de inteligência territorial, por meio de um observatório urbano, para apoiar a elaboração de leis, o acompanhamento de políticas públicas e o planejamento de ações voltadas à população.

“A ZOI reafirma nosso compromisso com Fortaleza. Informação, tecnologia e transparência passam a orientar as decisões do Legislativo, de acordo com a realidade de cada bairro. Com essa ferramenta, ganhamos mais clareza para agir com mais eficácia”, apontou Leo Couto.

Na prática, a ZOI funciona como um observatório digital. A plataforma integra dados de diversas áreas e os transforma em mapas, painéis e indicadores de fácil visualização, como dados populacionais, equipamentos públicos, infraestrutura urbana e indicadores sociais.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais