A Câmara de Fortaleza (CMFor) iniciará, nesta sexta-feira, o mutirão de serviços gratuitos do programa “Nossa Casa é de Todos”. A mobilização visa contemplar a população do bairro Cais do Porto e de comunidades vizinhas, na Regional 2. A ação será realizada das 13h às 20h, no calçadão da orla da Rua Pontamar, próximo ao número 555, em frente à União de Jovens Vicente Pinzon (UJVP).
Segundo a assessoria de imprensa da CMFor, mais de 15 órgãos parceiros estarão presentes, oferecendo atendimentos como emissão de documentos, serviços de saúde, vacinação, orientações jurídicas e previdenciárias, além de cadastros em programas sociais. Haverá ainda espaços dedicados ao público infantil, sensorial e pet, feira de economia criativa com empreendedores locais, além de atrações culturais.
Para o vereador Leo Couto, a iniciativa fortalece o compromisso do Legislativo Municipal com a população, levando serviços da Casa do Povo e de órgãos parceiros para a comunidade.
“O Programa Nossa Casa é de Todos nasceu com esse propósito: aproximar o Legislativo da população, garantindo não apenas a presença do Parlamento nos bairros, mas também a oferta de serviços essenciais para melhorar a vida dos fortalezenses. Por isso, promover ações cidadãs faz parte do nosso papel”, ressaltou.
Plenária nos bairros
Nessa quinta-feira, o programa foi oficialmente iniciado com a realização de uma sessão plenária da Câmara no bairro, no auditório da Escola EMTI Vereador Alberto Gomes de Queiroz, também no Cais do Porto.
Foi a primeira vez, em mais de uma década, que o Legislativo retomou a prática de realizar sessão ordinária fora da sede, aproximando ainda mais o Parlamento da comunidade.
Serviços gratuitos
Mais de 15 órgãos parceiros estarão reunidos no local, oferecendo desde a emissão de documentos até atendimentos de saúde e orientação jurídica. Entre os serviços disponíveis estão:
Documentação: emissão da Carteira de Identidade Nacional, CPF, Carteira de Trabalho Digital, Título de Eleitor, Bilhete Único, Carteira de Estudante, Cartão do Idoso, entre outros.
Saúde: vacinação, aferição de pressão arterial, ações educativas sobre arboviroses, além de consultas e vacinação animal.
Orientação jurídica: atendimentos da Defensoria Pública e da Procuradoria da Mulher da CMFor.
Atendimento ao consumidor e benefícios: serviços da Enel, Cagece, INSS (Prevmóvel) e orientações do Cadastro Único.
Meio ambiente: distribuição de mudas pela URBFOR.
Orientação ao crédito: atendimento do Crediamigo (BNB).
Também haverá espaços voltados para o público infantil, jovens e famílias, como o Espaço Kids, Espaço Pet e o Espaço Sensorial Evoluir, além do stand do Sana, com cosplay, games, batalhas de rima e oficinas de robótica sustentável.
Os serviços serão ofertados nesta sexta (12), de 13h às 17h, e no sábado, de 8h às 12h. Haverá distribuição de senhas por ordem de chegada.
Cultura e economia criativa
A programação se estende com a Feira da Economia Criativa, reunindo empreendedores locais na venda de alimentos, roupas e produtos artesanais.
O momento será acompanhado de shows musicais com Amor de Cristal (Forró de Favela), Danyel Vasconcelos (Sertanejo) e atrações locais, que iniciam a partir das 16h e vão até às 20 horas.
Já no sábado, a programação terá a apresentação de Pedrinho Ordep (Swingueira).