A mensagem concedendo reajuste de 6,27% ao piso salarial dos professores foi aprovada, nesta quarta-feira, pela Câmara Municipal de Fortaleza. Todos os partidos endossaram a proposta do prefeito Evandro Leitão (PT), que havia sido acordada com o Sindiute, o sindicato que representa a categoria no município.
A matéria foi aprovada sob clima de galerias lotadas de docentes.
Foi resultado de negociação da Prefeitura com o docentes, ocorrida no dia 28 de janeiro último.
Outras categorias
Já o Sindiforte e demais entidades, que formam a Frente de Entidades Representativas dos Servidors e Empregados Públicos de Fortaleza (Fersep For), aguardam ser convocados pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão do Município (Sepog) para tratar de sua pedida de reajuste salarial.
Esses segmentos cobram da gestão municipal um reajuste de12,84%, baseados em estudo elaborado por economistas convocados pelas entidades.
A pauta das categorias, que conta com outras reinvidicações, foi entregue à titular da Sepog, Carolina Monteiro, no último dia 13 de janeiro.
DETALHE – A vereadora Bela Carmelo(PL) , mesmo após a aprovação da matéria, foi á tribuna para lembrar que foi o ex-presidente Bolsonaro que reconheceu, com reajuste do piso nacional, a categoria dos docentes. “Foi o governo da direita que concedeu esse benefício, mesmo contra os prefeitos, e alguns de esquerda”, disse.
DETALHE 2– Em seguida, falou Mara Lacerda (PT), que destacou reajuste a todo o corpo do magistério e não só docentes, bem como a equiparação de tabelas do nível médio e nível superior. “Direito à educação é uma marca do governo petista”, disse, avisando que não ia entrar em provocação da oposição (recado para Bela Carmelo). Mara parabenizou o secretário municipal da Educação, Idilvan Alencar, o Sindiute e o prefeito Evandro Leitão.