Câmara Municipal fará audiência pública sobre a situação do Minimuseu Firmeza

Minimuseu Firmeza em situação complicada no entorno. Foto: Divulgação

Por iniciativa da vereadora Mari Lacerda (PT), a Câmara Municipal de Fortaleza promoverá, a partir da 15 horas da próxima quarta-feira, no auditório do prédio anexo da Casa, uma audiência pública para debater a situação do Minimuseu Firmeza, localizado no bairro Mondubim. A ordem é reunir representantes do Poder Público, da sociedade civil e de entidades culturais para discutir estratégias que garantam o pleno funcionamento e valorização do museu.

O espaço enfrenta sérias dificuldades de acesso devido à falta de pavimentação e drenagem na estrada que leva ao sítio cultural. “O problema foi intensificado com uma obra de particulares que tem dificultado bastante o acesso do público, assim como as ações do museu”, explica a gestora do Minimuseu Firmeza, Paula Machado.

Considerado um importante ponto de cultura, lazer e convivência, o museu atende a comunidade do seu entorno, em especial os moradores do Parque Santana, que tem uma relação de pertencimento com o equipamento.

“A comunidade do Parque Santana e Fortaleza merecem um acesso digno a esse espaço tão importante que, além de problemas estruturais, sofre ainda com a ausência de apoio institucional contínuo, dependendo atualmente de editais sazonais e parcerias pontuais para se manter em funcionamento”, defende a vereadora Mari Lacerda.

DETALHE – O Minimuseu Firmeza foi residência do casal de artistas Estrigas (1919–2014) e Nice Firmeza (1921–2013), que transformaram a casa em museu. O espaço guarda parte importante da memória cultural e artística do Ceará, abrigando um importante acervo de documentos a respeito da história da arte do Ceará em sua reserva. O museu realiza ações de atendimento ao público, pesquisa, ação educativa e residência artística.

SERVIÇO

*Cämara Municipal – Auditório do Prédio Anexo – Avenida Rogaciano Leite, 1040, Bairro (Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 – Eng. Luciano Cavalcante).

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias