Categorias: Política

Câmara Municipal homenageia autoridades e associações que combatem as drogas

Homenageados durante a sesaõ especial da Câmara Municipal. Foto: CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nessa noite de segunda-feira (4), sessão solene em alusão à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas. Proposta pelo presidente da Casa, Leo Couto (PSB), a solenidade homenageou autoridades e associações que se destacaram na luta e combate às drogas.

Em seu discurso, o presidente Leo Couto ressaltou o papel do Poder Público e da sociedade civil em fomentar iniciativas que auxiliem o resgate de vidas, especialmente dos mais jovens, e a necessidade de encarar os casos como um problema de saúde pública.

“Sabemos que o combate às drogas não se resolve com ações isoladas ou abordagens punitivas simplistas. É preciso investir em políticas públicas sustentáveis, articuladas entre as esferas de governo e em diálogo permanente com a sociedade civil. É preciso olhar para a juventude como potência, não como ameaça”, pontuou Couto.

O presidente Leo reafirmou o compromisso que a Câmara de Fortaleza possui em trabalhar pautas que contribuam para as políticas antidrogas.

“Nosso papel é legislar com responsabilidade, fiscalizar com independência e abrir espaço para o debate qualificado, à altura da complexidade que o tema exige”, disse.

A secretária Executiva de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Proteção Social (SPS), Lidiane Rebouças, compartilhou os avanços colhidos pelo Estado e o investimento em diversas frentes de atuação.

“A política sobre drogas tem avançado em diversas áreas, no âmbito da prevenção, do cuidado, da recessão social, de estudos, pesquisas e educação permanente. É importante que a gente esteja discutindo essa política sempre, atuando com a sociedade, quebrando estigmas”, declarou.

Ela destacou a contribuição que o Parlamento municipal tem dado ao fomentar discussões com a sociedade.

“A Câmara de Fortaleza tem um papel importantíssimo. O presidente Léo Couto tem fortalecido essa temática, dando uma atenção e a gente precisa dessa visibilidade para que a sociedade tenha um novo olhar e possa contribuir para um mundo mais justo e mais humano. Aqui no município de Fortaleza, nós temos projetos de prevenção nas escolas e também nas comunidades, principalmente voltados para práticas esportivas nas comunidades, para que a gente possa fortalecer as ações de prevenção e evitar esses problemas com o uso de drogas no futuro”, relatou.

Homenageados

* Marta Machado, secretária Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad/MJ);
* Jade Romero Paz, vice-governadora e secretária da Proteção Social do Ceará (SPS);
* Onélia Maria Moreira Leite de Santana, conselheira do Tribunal de Contas do Ceará (TCE);
* José Antônio Parente da Silva, desembargador e ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 7ª Região;
* Giovana de Melo Araújo, promotora de Justiça – Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE);
* Lidiane Nogueira Rebouças, secretária Executiva de Políticas sobre Drogas da SPS;
* Sandro Camilo Carvalho, secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da SPS;
* Fabiane do Amaral Gubert, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC);
* Nara Albuquerque Goes, assessora local da Senad no Ceará;
* Amanda Pereira Albuquerque, coordenadora de Políticas sobre Drogas do Estado;
* Célia Magda Portela Coelho, secretária Executiva do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Cepod/SPS);
* União de Jovens do Vicente Pinzon (UJVP);
* Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece).

Presenças

A mesa da sessão, presidida por Leo Couto, foi formada pela secretária-executiva de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Proteção Social (SPS), Lidiane Rebouças, pela secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marta Machado, pelo desembargador José Antônio Parente da Silva, decano e ouvidor-geral do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, pelo coordenador especial de Políticas sobre Drogas da Prefeitura de Fortaleza, Técio Nunes, e pela secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais