Os 60 anos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) serão homenageados na manhã desta sexta-feira (14), a partir das 9 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza, em atendimento ao requerimento do vereador João Aglaylson (PT).
“Reconhecer os 60 anos do curso é valorizar a universidade pública e seu papel transformador, além de destacar os profissionais que diariamente constroem pontes entre a realidade e a sociedade, seja nas páginas de um jornal, nos discursos políticos ou nas redes sociais”, ressaltou o parlamentar.
Para a coordenadora do Curso de Jornalismo, Naiana Rodrigues, a homenagem é um reconhecimento da sua longevidade e também de sua própria missão social, que é formar jornalistas, um trabalho tão necessário em nossa sociedade democrática.
“É um reconhecimento da sua longevidade e também de sua própria missão social, que é formar jornalistas, um trabalho tão necessário em nossa sociedade democrática”, comentou a coordenadora.
O curso de Jornalismo surgiu após um movimento por cursos livres de jornalismo, que teve à frente Adísia Sá e Antônio Carlos Campos de Oliveira, quando esse último exercia o cargo de presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), entidade 40 anos mais antiga.
“A ACI sempre foi um espaço de aprendizado, troca de ideias e defesa da prática independente do jornalismo. É motivo de grande orgulho saber que o curso de Jornalismo da UFC nasceu dentro da nossa entidade, impulsionado por nomes visionários como a professora e jornalista Adísia Sá, uma das grandes precursoras dessa trajetória”, apontou o jornalista Eliézer Rodrigues, atual presidente da ACI e um dos homenageados no Legislativo de Fortaleza.
Confira a relação dos homenageados:
Adísia Sá – Fundadora do Curso de Comunicação Social da UFC, em 1965